Foi divulgada a versão 1.5 do leiaute dos arquivos que compõem a EFD-Reinf que será exigido para os eventos ocorridos a partir da competência de maio de 2021

Foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira, a decisão da Receita Federal do Brasil (RFB) de aprovar o novo leiaute da versão 1.5 da Escrituração Fiscal Digital de Retenção e Outras Informações Fiscais (EFD-REINF).

Ato Declaratório Executivo n.º 67, de 12 de novembro de 2020 

Assim, fica autorizado o uso da versão 1.5 do leiaute que constitui a EFD-REINF.  

O documento será requisitado a partir da competência de maio de 2021, o que significa que o Ato Declaratório Executivo nº 65, que aprovou a versão 1.4, vai ser considerado apenas até a competência de abril de 2021. 

nithflix

A EFD-Reinf é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que é utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas e complementa o eSocial.

O objetivo da EFD-REINF é escriturar os rendimentos pagos e retenções dos tributos que não são relacionados ao trabalho e escriturar a receita bruta para apuração das contribuições previdenciárias (CPRB).

nithflix

EFD-REINF para o Grupo 3 do eSocial  

A Instrução Normativa nº 1.921/2020 publicada pela Receita Federal adiou o prazo para entrega da EFD-REINF do Grupo 3 do eSocial.  

Mesmo que o novo cronograma do eSocial já tenha sido publicado, o cronograma do EFD-REINF segue sem divulgação oficial.  

Lembrando que o prazo de entrega EFD-REINF está ligado a entrega dos eventos periódicos do eSocial.  

O Grupo 3 vai começar o envio das informações constantes dos eventos periódicos (S-1200 a S-1299) no dia 10/05/2021.  

efd-reinf, novo leiaute aprovado e divulgado, nith treinamentos

eSocial e EFD-REINF 

Ambos, o eSocial e EFD-REINF, abrangem a Escrituração Digital e apesar de se complementarem, eles são coisas diferentes. 

eSocial é um sistema único, voltado a informações sobre a folha de pagamento, já a EFD-Reinf é um documento digital com informações sobre serviços prestados e recebidos por empresas enquadradas nos mais diversos Regimes Tributários. 

Assim, o que envolve retenções ou contribuições previdenciárias, mas não tem ligação com a folha de pagamento, tem que ser informado na Reinf 

De acordo com a Receito, é previsto que futuramente Reinf substitua obrigações como a Declaração do Imposto d Renda na Fonte (DIRF) e o Guia de Recolhimento do FGTS e de Informação à Previdência Social (GFIP).  

Quem deve entregar a EFD-Reinf?  

Para saber com certeza quem tem que realmente transmiti-la é necessário consultar Art. 2º da Instrução Normativa RFB 1.701/2017. 

Confira alguns dos contribuintes obrigados:  

  • Empresas que contratam e prestam serviços por meio de cessão de mão de obra; 
  • Empresas que retêm o PIS/PASEP, Cofins e CSLL; 
  • Pessoas jurídicas que recolhem a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB); 
  • Associações desportivas; 
  • Entidades que patrocinam eventos desportivos ou patrocinam recursos destes eventos; 

Ainda não sabe as principais questões ligadas ao Imposto de Renda? Então baixe GRATUITAMENTE o eBook Imposto de Renda Pessoa Física.

Você só precisa acessar o formulário abaixo para ter acesso ao eBook.

Se quiser ter conteúdo prático, aviso de lives, materiais gratuitos diariamente e ficar por dentro das principais notícias da semana, você precisa seguir o perfil oficial da Nith no Instragram.

Clique aqui e junte-se a nossa tribo. 

Publique seu artigo

Deixe uma resposta