Dia do Contador: uma data para comemorar!

No dia 22 de setembro comemoramos o Dia do Contador, mas você sabe por que essa data foi escolhida? 

Essa data marca a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil,  na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas. 

Esse Decreto determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas. 

Antes, havia dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior.  

Professor SA

E nesta data os contadores têm muito a comemorar, pois nos últimos anos essa profissão tem recebido o devido valor. 

Professor SA

O contador deixou de ser visto como aquele profissional que somente lança notas, emite impostos e gera livros fiscais. 

Agora é visto como um gestor financeiro e fiscal indispensável à saúde dos negócios, pois as análises que elabora com os dados apurados na contabilidade auxilia os empresários na tomada de decisões importantes para o crescimento da empresa. 

E esse profissional precisa se adequar à essa nova realidade, conforme já afirmado pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda: 

 As habilidades e competências necessárias aos profissionais da área estão mudando e, cada vez mais, incluem a aptidão para construir relacionamentos, a comunicação eficaz, a capacidade de solucionar problemas, a qualificação para a inovação e a capacidade de lidar com dados e tecnologia.

 

E para comemorar essa data especial, hoje quero dar um presente especial para você que já é contador ou deseja ingressar nessa profissão!

 Clique aqui e receba esse presente, o eBook Entenda de uma vez o que são Partilhas Dobradas.

 Parabéns pelo seu dia! E espero que você goste do presente. 

Um abraço,             

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.       

 

Marileisa Gonçalves

Há 8 anos na área de departamento pessoal, atua como Analista de Conteúdo na Nith Treinamentos. Marileisa é Bacharel em Administração pela Univali e Especialista em eSocial pela Nith Treinamentos. Apaixonada por compartilhar conhecimentos e informações sobre a área trabalhista, dedica seu tempo em procurar o que há de mais novo para te entregar em primeira mão.

Deixe uma resposta

Fechar Menu