SE VOCÊ BUSCA CONHECIMENTO E quer ser um profissional atualizado, seu lugar é aqui!

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

Curso de Departamento Pessoal: Crônica ou Necessidade? Hoje faço 36 anos de DP!

Curso de Departamento Pessoal: Crônica ou Necessidade?

Ou

“Por que hoje tenho algo a comemorar e agradecer”

 

“O que parece dificuldade é um degrau para o sucesso. ”

(Taniguchi)

 

Artigo de Zenaide Carvalho (*)

 

Hoje, 24/02/2017, faz 36 anos que comecei a trabalhar no DP. Como Auxiliar de Departamento Pessoal. Tive sorte. Tinha um curso no meu currículo. O único. E não era um Curso de Departamento Pessoal. Era de Datilografia. Velhos tempos. Será que foi sorte mesmo?

 

Neste texto quase poético – raro sair assim das minhas teclas – vou apresentar para você o que se faz no DP.

 

Antes, só queria dizer que eu “Ai Lóve DêPê”… é poético, releve a grafia.

 

Muita gente quer fazer um bom Curso de Departamento Pessoal. Mas será que existe um único Curso de Departamento Pessoal que abranja tudo que tem no DP? E você sabe o que é o DP?

 

É. Pensando bem, não foi sorte, não.

 

Eu tinha me preparado, por menor que fosse a preparação. Mas não parei no tempo. O corpo relaxa, mas a cabeça não. Releve mais uma vez. São palavras de uma saudosista, com uma lágrima no passado e o outro olho no futuro.

 

Tudo começou em 24/02/1981

Tudo começou em 24/02/1981

Vem aí o eSocial. E vai mudar tudo no DP, ah, se vai. Anote aí: Mãe Zenaide tudo sabe, tudo vê… rss… a brincadeira que sempre faço!

 

Tenho hoje uma empresa de cursos online com mais de 7 mil alunos. E tudo começou lá atrás, há 36 anos, quando comecei com um Curso de Datilografia. No DP.

 

O Departamento Pessoal, também conhecido como Setor de Pessoal, ou simplesmente DP, é uma das áreas mais importantes de uma empresa.

 

Do Departamento Pessoal saem os registros dos colaboradores, que serão os alicerces para qualquer empresa que queira crescer.

 

Do DP também saem as folhas de pagamento. Já imaginou seu pagamento não sair no dia certo? E o pior, sair com cálculos incorretos. Tem empregado batendo no DP.

 

É no Departamento Pessoal onde são organizadas as defesas das reclamatórias trabalhistas, afinal, quem saberia melhor sobre o que aconteceu, se não fosse o DP?

 

E é também no DP onde existe uma “sopa de letrinhas”, onde são mantidas as obrigações fiscais em dia, tais como CAGED, RAIS, GFIP, HOMOLOGNET, SD-WEB e CNS-ICP, PLR, RRA, IRRF, ACT, CCT e ainda tem o famoso JAVA. Se você não sabe metade disso, pode contar com o Profissional do DP que ele sabe de tudo.

 

E ainda há os telefones dos órgãos que poderiam esclarecer alguma – mas quase sempre as respostas são frustrantes, isso quando atendem: 0800-726-0107, 135, 138, 158 etc. E se você não sabe que telefones são esses, pergunte para um Profissional do Departamento Pessoal.

 

E mantendo todas essas rotinas em dia, o DP evita multas e autuações para os empregadores. Multas que podem fechar uma empresa, diga-se de passagem. Por isso o Profissional do Departamento Pessoal é tão importante.

 

É o DP que atende ao Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho, faz a junta de documentos e reza o fiscal não ver “aquele” exame médico que o empregado esqueceu de fazer.

 

Ah, sim, é o DP – se a empresa não é tão grande – que ainda controla o vencimento dos exames médicos, a atualização dos Programas de Medicina e Segurança do Trabalho e – tem que dar tempo – ainda calcula férias, décimo terceiro e rescisão contratual.

 

E ainda orienta ao empregado como requerer o auxílio-doença, como requerer aposentadoria e, muitas vezes, ainda dá um ombro amigo àquele que está com problemas e precisou faltar ao trabalho por motivo de doença.

 

Bem, mas o DP também pode ser os olhos do empregador, aplicando o poder disciplinar, com Advertências e Suspensões. E ainda controla o ponto do pessoal: faltou, desconta. Chegou atrasado, desconta. Bem, aí depende do empregador.

 

A coisa mais difícil e ver um profissional do DP querendo aplicar a legislação de maneira errada. Ele gosta de fazer tudo como manda a legislação vigente. Seguro morreu de velho. Melhor pagar a mais do que errar e levar uma multa, não é verdade?

 

E olhe não é pouca a legislação vigente: Tem a CLT, tem a lei do décimo terceiro salário, a lei do vale-transporte, a lei dos estagiários, a lei do FGTS, a Portaria das Homologações, a Portaria do Ponto Eletrônico, o Regulamento da Previdência Social, a IN que a RFB publica, os ADI que ela publica depois porque ninguém entendeu direito o texto da IN. Sem contar os ADE disso, ADE daquilo.

 

Isso tudo “só” quando o DP também não fica responsável pelas Retenções Previdenciárias. Ah, não… até isso?! Sim, senhor! E tome mais IN, tome mais Lei, tome Soluções de Consultas que dizem e desdizem a mesmíssima coisa.

 

É, se você quiser ser um bom profissional do Departamento Pessoal leva tempo, até aprender isso tudo aí… mas não dá para parar, veja o que vêm aí…

 

E agora o DP tem mais um desafio e uma oportunidade: a entrada em vigor do eSocial. E dá-lhe rever todas as legislações e obrigações. Como é que conseguiram fazer uma obrigação que era para ser única – virar 45 micro declarações?! Não era para simplificar?! Não dá mais para fazer admissão retroativa? E se mandar os dados da rescisão depois? Tem multa!

 

E tome mais aprender outras letrinhas: EFD-REINF, DCTFWEB e SERO, que vão entrar em vigor junto com o eSocial. E se vai acabar a GFIP, para onde vão as Compensações? Ah, pra PERD/COMP. E tome conhecimento e mais conhecimento. E quanto mais a gente aprender, mais dúvida surge. Ô departamentozinho complicado, esse tal de DP.

 

E já que o eSocial está aí e será a NOVA ERA do DP, dá-lhe aprender o que é evento, o que é leiaute, o que é S-1000, S-1200, S-1210, RET, Regras de Validação, Leiautes e mais leiautes… será que agora precisa saber programação para trabalhar no DP? Parece que sim, sim, senhor.

 

Bem, se você cansou de ler até agora e isso faz nenhum sentido para você, definitivamente você não é um Profissional do Departamento Pessoal.

 

Mas se você ama o DP, já deve ter dado um só não, mais ficou com aquele sorriso de canto de boca, pensando: É, o DP não pára mesmo… e eu “Ai Love Dêpê”!

zenaide-ai-love-dp

Mas pode ser que você esteja iniciando na área e fique até um pouco assustado: nossa, tenho que saber isso tudo? Calma, há jeito para tudo. Inclusive aprender.

 

No dia 07/03 farei um Aulão Ao Vivo para Tirar dúvidas sobre a Prova do Desafio no DP e abrir as inscrições em PRÉ-LANÇAMENTO dos meus NOVOS Cursos Online para todos os níveis de conhecimento em DP:

 

  1. Curso de Auxiliar de Departamento Pessoal – para quem está começando.

 

  1. Curso de Formação de Analista de Departamento Pessoal – para quem já começou mas precisa decifrar mais umas letrinhas e bases legais.

 

  1. Curso de Supervisor de Departamento Pessoal – para quem precisa gerenciar equipe no DP.

 

  1. Curso de Gestor de Departamento Pessoal com Foco no eSocial – para quem quer realmente aprender e, quem sabe até, trabalhar por conta própria com seus conhecimentos em Departamento Pessoal, com um pé no eSocial e outro na Auditoria Trabalhista.

 

Mandarei o link para assistir ao Aulão para o e-mail dos meus leitores do Blog, fique tranquilo.

 

Aproveite para anotar aí: o eSocial traz uma nova “cara” para o DP; os profissionais do DP que eram pouco valorizados, verão surgir uma nova necessidade – e eles estarão aptos a assumir.

 

As empresas procurarão – já estão procurando, aliás, bons profissionais de DP que realmente AMEM o que fazem e saibam conectar todas essas obrigações legais com as exigências do eSocial. Afinal, uma fiscalização daqui a 5 anos pode retroagir a hoje, então não dá tempo de brincar, tem que aprender esse eSocial de qualquer jeito.

 

E é aí – aposte no que estou escrevendo – que os profissionais do DP serão mais valorizados.

 

E se você chegou até aqui, quero propor uma “brincadeira séria”. É um desafio!

 

Teste seus conhecimentos em Departamento Pessoal. São 20 perguntas que vão do Básico ao Avançado. Além de poder receber um Certificado de Participação Gratuito – tem que acertar 75% ou mais.

 

>>> Eu Quero Testar meus Conhecimentos em Departamento Pessoal <<<

 

Afinal, Ai Lóve DêPê também.. mas isso eu já escrevi, não é?

 

Um abraço, fique com Deus e até breve!

 

Zenaide Carvalho

www.zenaide.com.br

Comecei minha carreira profissional como Auxiliar de Departamento Pessoal em 1981. Hoje desenvolvo conteúdos para cursos online e presenciais através da minha empresa, Nith Treinamentos.

Excepcionalmente, como meu blog está em manutenção, estou postando no Blog da Nith.

Postado por Zenaide


Pesquisar no Blog

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

logo-cinza-medio

          © 2016 · Todos os direitos reservados.

 

FALE CONOSCO: [email protected] - Tel (48) 3307-3021 - Whats (48) 99115-3303