Receba nossas notícias em seu e-mail:

Cronograma de implantações do eSocial é suspenso

cronograma

Compartilhe essa notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O Diário Oficial da União, publicou na quinta-feira (03), a Portaria Nº 55, que suspende o cronograma das implantações do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) prenunciado na Portaria SEPRT nº 1.419, de 23 de dezembro de 2019. 

A portaria já está valendo e o novo cronograma será divulgado com antecedência mínima de 6 meses para as novas implantações do eSocial 

Assim, as empresas terão essperíodo de tempo para preparar as informações que devem ser enviadas, condizente com a fase que a empresa se encontra.  

A medida afeta principalmente as empresas que começariam o envio de novos eventos no mês de setembro. Sendo elas: 

Empresas do Grupo 1: Entrariam na sexta fase, tendo que enviar os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST);

Empresas do Grupo 3: Começariam a terceira fase do cronograma, e teriam que enviar os eventos periódicos (folha de pagamento);  

Empresas do Grupo 4: Iniciariam a primeira fase, e teriam que enviar as informações e cadastros dos empregadores e eventos de tabela. 

Os prazos dos eventos que aconteceriam posteriormente, também vão sofrer alterações. 

Vale lembrar que ainda é preciso enviar os eventos que já foram implantados.  

No caso, para os Grupos 1 e 2 já foram implantados os eventos de tabela, não periódicos e periódicos.  Já o Grupo 3 só teve os eventos de tabela e não periódicos implantados.  

De acordo com informações extraoficiais, o novo cronograma deve sair juntamente com um novo modelo do eSocial. 

A mudança deve apresentar um novo leiaute, que não vai se distanciar muito do atual (beta), e um novo nome que ainda está em discussão.  

Em 2019, a Lei da Liberdade Econômica (Nº 13.874/2019) trouxe uma série de medidas com o objetivo de proteger a livre iniciativa e o livre exercício da atividade econômica. 

Essas medidas afetaram o eSocial, e fortaleceram a especulação sobre a mudança de nome do sistema. Agora, apesar de não confirmado, a mudança da nomenclatura é algo quase certo 

Como prosseguir?  

É bem simples, você precisa aproveitar esse momento, para estudar e estar preparado para o retorno do eSocial 

Comece agora. Se inscreva no Workshop eSocial 100% online e 100% gratuito, o maior evento de eSocial do país.  

O evento vai ocorrer entre os dias 14 e 21 de setembro. Serão quatro aulas ministradas por um Especialista em eSocial, o Professor Luciano Pimentel, que vão ser liberadas sempre às 9h e ficarão disponíveis durante toda a semana do Workshop.   

Você vai aprender absolutamente tudo sobre o novo eSocial, como se preparar para fase de SST, tabela de rubricas e folha do grupo 3 e ainda vai receber dicas sobre como dar o próximo passo na carreira.  

Além de todo o conhecimento prático e teórico, o Workshop eSocial ainda garante um CERTIFICADO de participação gratuito.  

Sua jornada para aprender de vez o eSocial começa agora. Clique aqui e inscreva-se no Workshop que vai mudar sua vida profissional.

  

Deixe um comentário