ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Já são milhares de casos suspeitos de Coronavírus no Brasil e muitos funcionários de empresas não têm a oportunidade de trabalhar home office. Em algumas funções e cargos não é possível aderir ao isolamento social e se faz necessário ir ao trabalho e cumprir a carga horária in loco.

Neste caso, surgem dúvidas sobre como proceder no ambiente de trabalho e junto aos colegas? Como limpar adequadamente o ambiente de trabalho? Como reduzir os riscos de contágio e transmissão do Coronavírus?

coronavirus

nithflix nith

Uma dica importantíssima é evitar a propagação das Fakes News , notícias falsas que causam alardes e pânicos sem fundamentos reais.  Para isso, busque informações oficiais no site do Ministério da Saúde, que está sempre atualizado combatendo a desinformação.  

Isolamento social é a medida mais segura para casos suspeitos e confirmados

nithflix

Primeiramente é importante reforçar que, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde, todas as pessoas que tiverem o diagnóstico de Coronavírus confirmado ou suspeito devem ficar em isolamento, que pode ser domiciliar ou hospitalar.

Todas as pessoas que conviveram de forma próxima com aquela pessoa que está sob suspeita de Coronavírus ou já teve o teste confirmado também precisam ser colocadas em isolamento.

Dessa forma, fica garantido que eles façam desde o acompanhamento médico do ponto de vista clínico até a realização de exames para detectar de forma segura se eles também estão – ou não – infectados.

É muito importante que as pessoas que conviveram com os pacientes com diagnóstico de Coronavírus estejam atentas a mínimos sinais respiratórios, como coriza, entupimento nasal, dor de garganta, tosse seca.

Não obrigatoriamente, episódios de desconforto respiratório e falta de ar devem também ser observados e, caso manifestem-se, o paciente deve buscar pelo atendimento médico, rapidamente.

É natural, e até compreensível diante da situação mundial, que as pessoas fiquem muito preocupadas – ou em pânico mesmo – mas se você não tiver nenhum destes sintomas não deve procurar atendimento médico em nenhuma unidade de saúde!

Mas se você apresentar algum destes sintomas basta ir até uma das Unidades Básicas de Saúde mais próxima da sua casa para informar sua suspeita e buscar pelo diagnóstico correto. 

Em muitas cidades e capitais essas unidades básicas estão atendendo ao público em horários estendidos.

Coronavírus: como proceder no ambiente de trabalho?

coronavirus

É muito importante evitar os horários de aglomerações na hora de ir para o ambiente de trabalho, que são os horários de pico. Tente sair de casa um pouco antes e voltar um pouco depois destes horários.

Ao mesmo tempo, enquanto estiver no transporte público, procure manter as janelas abertas e o ambiente ventilado e arejado para que ocorra a renovação na circulação do ar.

O uso do álcool gel é fundamental e de extrema importância. Use-o sempre que precisar, evitando, assim, que ao se apoiar numa barra de proteção acabe levando o vírus para os olhos, para o nariz e para a boca e se contaminando.

Quando chegar ao ambiente de trabalho, use um paninho com álcool a 70% ou com o próprio álcool gel para limpar os telefones, teclados, mesas, painel do computador, barras, braços das cadeiras…

Principalmente, se você trabalha em locais onde há baias compartilhadas com teclados e telefones que podem ter multiuso entre os funcionários. 

Ao limpá-los, você terá uma segurança e uma tranquilidade de não contrair o Coronavírus no ambiente do seu trabalho.

E o uso do ar condicionado? Poderá continuar sendo feito? Sim! Poderá continuar sendo utilizado sem nenhum empecilho, já que o ar-condicionado não é problema para transmissão do Coronavírus.

Diferentemente, do que acontece com outros vírus, como do Sarampo, que ficam suspensos no ar ampliando os riscos de contágio e contaminação da doença.

Já a limpeza dos banheiros, vasos sanitários, paredes e portas pode ser feita normalmente, seja com o uso de água sanitária, álcool gel ou com álcool a 70%. Isso vai garantir de forma muito efetiva que não haja riscos de contaminação de vírus respiratórios assim como o próprio Coronavírus.

Atendimento ao público: limpeza das mãos é medida prioritária para prevenção

coronavirus

Quem trabalha lidando diretamente com o público, seja caixas de supermercados, de agências bancárias ou de lojas, que tem contato direto com dinheiro a todo instante, deve ficar atenta para evitar tocar superfícies ou dinheiro e depois levar as mãos ao nariz, boca ou olhos.

Por isso, é fundamental ter ao seu alcance o álcool gel para limpar as mãos a todo tempo e, assim, aumentar sua segurança na prevenção ao contágio do Coronavírus.

Procure ainda manter a distância de até um metro entre você e o cliente, mesmo que seja necessário dar alguns passos para trás a fim de garantir esse espaço. Não compartilhe garrafas de água e não aceite cumprimentos que exijam contato físico.

Caso a empresa onde você trabalha não consiga disponibilizar álcool gel para todos, não se preocupe. Lave bem as mãos com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos, e mantenha limpos os objetos e superfícies próximos a você.

Se seu trabalho não pode ser home office, procure manter-se em casa o máximo de tempo possível, durante o período inverso ao seu expediente, reduzindo a sua exposição aos ambientes públicos.

E saiba que os funcionários com suspeita de contaminação pelo Coronavírus devem procurar uma Unidade Básica de Saúde e, caso o médico recomende, deverá ficar em casa até a confirmação do diagnóstico.

E não fique apreensivo. A Lei Federal 13.979/2020, publicada em fevereiro, considera esta ausência como falta justificada, sem qualquer prejuízo ao trabalhador. Portanto, cuide da sua saúde e, indiretamente, da saúde dos colegas também evitando a transmissão do Coronavírus.

Estas dicas são importantes e recomendadas para quem trabalha em empresas onde o home office ainda não é possível e, portanto, precisam se deslocar até ao local de trabalho e permanecer em ambientes juntamente com outros colegas.  

Durante este cenário de pandemia do Coronavírus, vamos continuar trazendo mais informações relevantes que possam ajudar no combate e prevenção à doença. Por isso, continue, aqui, acompanhando nosso blog e aproveite para conhecer a Nith Treinamentos, acessando nosso site.  

Quer saber de uma vez por todas tudo sobre rotinas do Departamento Pessoal e as técnicas do eSocial.?

A Nith Treinamentos acaba de lançar o   WORKSHOP DP E ESOCIAL DO ZERO 100% online e 100% gratuito.

Além de ser coordenado pela maior referencia da área, a nossa professora Zenaide, você ainda receberá certificado.

INSCREVA-SE AGORA MESMO E GARANTA JÁ A SUA VAGA!

Publique seu artigo

Deixe uma resposta

Fechar Menu