Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

Coronavírus: aproveite a crise para se preparar para o mercado

mercado de trabalho

ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

A pandemia do Coronavírus não trouxe somente uma crise sanitária, mas também financeira em milhares de lares e empresas de todo o mundo. Aqui no Brasil, essa realidade não é diferente: instabilidade econômica, desemprego, insegurança e medo do futuro.

mercado de trabalho

Diante desse cenário, profissionais de diferentes aéreas precisam buscar alternativas para sobreviver durante esse período, mas também se preparar para o mercado de trabalho, que sabemos que pode e que vai mudar muito.

Se é um profissional que quer encontrar soluções e garantir boas oportunidades em um cenário pós-pandemia, esse artigo é para você.

Mercado de trabalho pós-pandemia

Infelizmente, a pandemia devastou empregos, empresas e gerou instabilidade nos mais diferentes setores e tem impactado fortemente a economia mundial.

De acordo com a Revista Capital Economics, uma consultoria de pesquisa econômica do Reino Unido, a propagação do Covid-19 custará à economia mundial mais de US$ 280 bilhões nos primeiros meses do ano, encerrando uma série de 43 trimestres de expansão global.

Diante dessa realidade, as pessoas, principalmente, quando o assunto são questões profissionais, precisam se reinventar e agregar outros conhecimentos para permanecer ou buscar uma recolocação do mercao de trabalho.

Além da capacidade de se reinventar, é preciso aprimorar outras habilidades para enfrentar a crise e sair deste período difícil com um saldo positivo. Nesse momento, quatro habilidades são fundamentais: empatia, colaboração, flexibilidade e inteligência emocional.

mercado de trabalho

Diante disso, aproveite a crise para se preparar para o mercado e desenvolva capacidades importantes para enfrentar essa nova fase e se destacar na sua carreira.

Dicas para se preparar para o novo cenário profissional

O mercado de trabalho passa por uma fase turbulenta com um número de desempregados que já passava mais de a 11,9 milhões antes da mesmo da pandemia do coronavírus chegar. Agora, esse número é ainda maior!

Mesmo quem não perdeu o emprego, certamente alguns projetos profissionais foram suspensos ou até encerramentos antes mesmo de começar.

Nesse momento, a verdade é que não podemos  passando muito tempo lamentando. A atitude mais acertada é buscar aprimoramento profissional para estar sempre pronto quando as oportunidades chegarem.

Mantenha sua autoconfiança

O primeiro passo para as coisas darem certo é confiar. Mesmo em um cenário difícil, a autoconfiança é primordial. Isso serve para os empregados e para os desempregados também.

Se perdeu o seu emprego, não desista de procurar vagas. O Linkedin, por exemplo, é um excelente canal para isso. Mantenha seu perfil atualizado e esteja atento às divulgações das vagas.

Atualize o currículo

mercado de trabalho

Essa atitude é fundamental para qualquer profissional, mesmo aqueles que já estão no mercado de trabalho. Não podemos nunca fechar os olhos para novas oportunidades.

Se o seu currículo está com informações defasadas, essa é a oportunidade certa para atualizar suas habilidades, cursos e cargos.

Mesmo que você não tenha nada para atualizar, melhore suas descrições, inclua dados importantes, habilidades e conhecimentos que sejam ainda mais relevantes neste momento. Atualize deu currículo e esteja preparado para o mercado de trabalho.

Ajuste sua pretensão salarial à nova realidade

Neste momento e também na pós-pandemia, pode ser que os salários sejam achatados e você precise considerar uma nova realidade quando o assunto é pretensão salarial.

Tente conversar com os colegas da sua área e faça uma pesquisa informal de cargos e salários para entender como está o mercado de trabalho.

Mantenha seu networking atualizado e ativo

mercado de trabalho

Essa é uma regra para todos os momentos e não só para esse período de pandemia. Manter contato com profissionais da área, como ex-colegas e ex-chefes é muito importante. Nesse cenário, você precisa garantir que será lembrado quando alguém precisar de um profissional com seu perfil.

Claro que não dá para marcar almoços ou reuniões, mas você pode manter contato por e-mail ou Whatsapp, por exemplo. Faça-se presente e envie e-mails a amigos, colegas, professores e reative contato com pessoas que atuam em áreas próximas.

Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!

Faça cursos online

De uma forma geral, temos mais tempo para nos capacitar. Desempregado ou não, a maioria das pessoas tiveram a sua carga horária reduzida. Então, que tal aproveitar o tempo livre para investir na sua formação?

Hoje em dia, há plataformas que oferecem ótimos cursos com preços muito acessíveis, como o nosso site Nith Treinamentos. Mas não é só isso!

No nosso canal no Youtube há também muitos vídeos que, certamente, te contribuição para a sua capitação. Aproveite esse tempo para investir naquele curso que sempre quis e que não tinha tempo para fazer. Essa é a hora de investir em você!

Achou interessante esse artigo?

Não deixe de nos acompanhar sempre por aqui, pois trazemos os assuntos mais discutidos na atualidade, novidades, tendências, além de medidas provisórias, regras e as informações mais importantes durante a pandemia do Coronavírus.

Conheça também mais sobre a Nith Treinamentos e veja todos os cursos online que temos disponíveis.

Se você não quer perder nenhuma novidade da área, fique ligado também nas nossas redes sociais, pois sempre trazemos novidades sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país. Siga-nos no Facebook, no Instagram e se inscreva no canal da Nith Treinamentos, no Youtube.

Que tal contar com uma consultoria DP e eSocial com o melhor custo-benefício?

  • Tenha resposta em 48 horas 
  • Consultores experientes
  • Histórico de consultas

Que saber mais? Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x