A consulta da habilitação do seguro-desemprego serve para o cidadão saber se ele é apto para receber o benefício, e caso seja, quando ele receberá

O seguro-desemprego é um benefício voltado para os trabalhadores demitidos sem justa causa, que podem receber de 3 a 5 parcelas.  

O benéfico serve como uma assistência financeira temporária para o trabalhador dispensado, com o valor definido através de um cálculo que aponta a base dos últimos três salários recebidos pelo colaborador.  

Para fazer a solicitação, é necessário que o trabalhador vá até uma agência da Caixa Econômica Federal ou no Poupatempo mais próximo, tendo em mãos o cartão cidadão com senha cadastrada, RG, CPF, Número do NIS (registrado na carteira de trabalho).  

Como consultar a habilitação do seguro-desemprego?   

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Para saber se o requerimento foi aceito é preciso fazer a consulta de habilitação do seguro-desemprego. 

Fazer isso é simples, bata seguir os seguintes passos.  

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  1. Entre no site da Caixa Econômica Federal;
  2. Clique na opção” Benefícios e Programas”; 
  3. Selecione “Seguro-desemprego”; 
  4. Na tela seguinte, clique em “Consultar o Pagamento”; 
  5. Faça login usando seu CPF, NIS ou e-mail; 
  6. Caso você não possua cadastro, clique em “Cadastrar/Esqueci Senha” 
  7. Ao entrar, vá na opção “Consulte seu benefício”. 

Depois desse processo, é possível conferir o andamento da solicitação e também verificar o valor das parcelas e a data de pagamento.  

Também é possível utilizar o App Caixa Trabalhador para se atualizar sobre o Abono Salarial e Seguro-Desemprego  

O aplicativo permite que o usuário acesse ao calendário de pagamento dos benefícios, consulte as parcelas liberadas e tire dúvidas. 

Tem direito ao benefício:  

  • Trabalhador formal;  
  • Empregado doméstico; 
  • Pescador artesanal; 
  • Trabalhador resgatado.  

Cada grupo tem condições próprias que permitem o recebimento do seguro-desemprego. 

Por que fazer consulta de habilitação do seguro-desemprego? 

A consulta de habilitação do seguro-desemprego é indispensável para o uso do recurso emergencial. 

Existem algumas circunstâncias específicas para obter a habilitação de um seguro-desemprego.  E a consulta vai mostrar em qual dessas condições a solicitação se encaixa, além de liberar admissão do trabalhadorinformar se a parcela foi devidamente liberada e, uma vez tendo sido, comprovar a admissão e liberar o saque.  

Ao fazer a consulta de habilitação do seguro-desemprego, o solicitante pode se deparar com algumas situações, que são: 

Situação: Notificado 

Isso significa que na hora da consulta de habilitação do seguro-desemprego, o sistema averiguou que o solicitante não precisa mais receber as parcelas, pois  está empregado novamente.  

Assim, é necessária a devolução de qualquer parcela que tenha recebido fora da situação de desemprego.  

Se a constatação estiver errada, o beneficiado deve se dirigir à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) da sua cidade para esclarecer a situação. 

Situação: Parcela a emitir  

Nessa situação, mesmo que o pagamento do benefício esteja atrasado, o solicitante ainda tem direito a ele.   

Normalmente, o sistema envia uma mensagem pedindo para o trabalhador realizar outra consulta após sete dias úteis.  

Na maioria dos casos, isso ocorre quando não é feito o envio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados Diário (Caged).  

Assim, só é preciso fazer o envio para normalizar a situação.  

Situação: Devolvida  

Durante a consulta de habilitação do seguro-desemprego, caso apareça essa situação, significa que há alguma irregularidade com o PIS, que pode não estar cadastrado, ativo ou ter sido cancelado.   

Também existe a possibilidade de o trabalhador não ter ido sacar o valor no prazo estipulado.  

Por isso, o valor foi devolvido aos cofres públicos.  

Para reverter a situação, primeiramente é preciso regularizar o PIS, para depois ir até uma Superintendência Regional do Trabalho com a carteira de trabalho. 

Situação: Nenhum requerimento encontrado  

Caso a solicitação não tenha sido feita, ou não computado por alguma falha no sistema, esta é a mensagem que aparecerá na hora da consulta de habilitação do seguro-desemprego.  

Nesse contexto, é necessário começar os procedimentos de pedido de habilitação.  

Se não aparecer nenhuma dessas situações na hora da consulta, isso quer dizer que está tudo certo, e o prazo para retirar o pagamento vai estar no comprovante.  

Após o término do procedimento, o comprovante da consulta é emitido automaticamente e enviado via SMS.  

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