Receba nossas notícias em seu e-mail:

Giro Nith #33 – IR 2021: Receita abre nesta terça consultas ao 4º lote de restituição

A restituição será depositada no dia 31 de agosto.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
restituicao-imposto-de-renda-2020
1. IR 2021: Receita abre nesta terça consultas ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal informou que abrirá na nesta terça-feira, dia 24 de agosto, a partir das 10h, as consultas ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2021, relativo ao ano-base 2020. 

Também serão contempladas restituições residuais de anos anteriores.

Os recursos serão depositados em 31 de agosto.

As consultas podem ser feitas:

O lote do IR também contemplará contribuintes com prioridade legal:

  • idosos acima de 80 anos;
  • contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

De acordo com a Receita Federal, foram contemplados, ainda, 3.710.930 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até o dia 16 de agosto de 2021.

Malha fina

O contribuinte poderá saber, através da consulta às páginas da Receita, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição.

Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

2. Auxílio Emergencial 2021: Caixa paga 5ª parcela a beneficiários do Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira a quinta parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários do Bolsa Família com número do NIS encerrado em 4.

Os pagamentos são feitos da mesma forma que o benefício original, com depósito em conta.

Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem e na rede lotérica de todo o país.
3. Acordos do BEm encerram no próximo dia 25

Os acordos de redução de jornada e salário ou de suspensão de contratos de trabalho sustentados através do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), serão encerrados na próxima quarta-feira, dia 25. 

Não há mais possibilidade de fazer a adesão ao programa que, nesta edição, teve uma duração de 120 dias, iniciados em 28 de abril.

Neste período, 632,9 mil empregadores aderiram aos acordos e mais de 2,5 milhões de trabalhadores puderam permanecer em seus empregos.
BEm/ Restituição IR 2021

Atentando-se para o início do programa em 2020, cerca de 10 milhões de trabalhadores foram beneficiados pelos acordos que tiveram a adesão de quase 1,5 milhão de empresas.

A Secretaria de Previdência e Trabalho, porém, informou que não está prevista para este ano a prorrogação do BEm.

Vale, porém, ressaltar que o texto substitutivo da MP, do deputado Christino Aureo (PP-RJ), permite que o BEm seja reeditado em situações de emergência de saúde pública ou de estado de calamidade.

Outro artigo de interesse: https://blog.nith.com.br/cadastro-compartilhado-receita-federal/

Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas?Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook

Deixe um comentário