Planeja entrar no setor de Departamento Pessoal? Leia o artigo e conheça as principais funções e cargos na área.  

Primeiramente é preciso ter em mente que o Departamento Pessoal e o Departamento de Recursos Humanos, apesar de complementares, desenvolvem diferentes tarefas em uma empresa. Enquanto o RH é encarregado da gestão de pessoas, associado a atividades mais estratégicas e às competências e habilidades de um funcionário.

O Departamento Pessoal executa e acompanha questões burocráticas, garantindo a relação legal entre empregador e empregado, e por essa razão é necessário que o profissional tenha conhecimento da Legislação Trabalhista e de administração. 

Algumas funções do Departamento Pessoal é a efetivação de contratos de trabalho, efetivação do fim dos contratos de trabalho, administrar o horário de entrada e saída dos funcionários (ponto), controle de férias, salários e outras comissões e cuidar da saúde física e mental dos colaboradores, garantindo que a empresa tenha um ambiente de trabalho agradável e seguro.   

Existem diversos cargos dentro de DP, para cada um deles há um tipo diferente de exigência e função. Os cargos, começando pela base da pirâmide, são:

nithflix
  • Auxiliar de DP, que é o profissional de suporte a todas as áreas, normalmente recém chegado na empresa;
  • Assistente de DP, que se envolve em tarefas complexas e tem autonomia para realizar tarefas menores;
  • Analista de DP, normalmente quem realiza as atividades mais complexas e a conferência final junto com o Gestor;
  • Gestor, que é o profissional com domínio de todas as áreas e vai gerenciar a equipe, geralmente tem formação em administração.  

Atualmente, o mercado busca algumas habilidades em um profissional de DP, tal como, saber aplicar feedback, ser capaz de mensurar e apresentar dados, ter afinidade com a contabilidade e utilizar um software de DP para aliviar as rotinas burocráticas e automatizar os resultados. 

Quer aprofundar seu conhecimento em DP e aumentar suas chances no mercado? Participe do Workshop DP e eSocial para iniciantes. O workshop vai acontecer do dia 13 a 16 de agosto, 100% online e gratuito. Clique aqui e inscreva-se gratuitamente 

nithflix

 

Publique seu artigo

Deixe uma resposta