ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

As agências do INSS voltaram a abrir as suas portas depois de 6 meses fechadas por conta da pandemia do coronavírus. Com isso, cerca de 800 mil segurados do INSS estão aguardando as perícias médicas do Instituto para receber o benefício.

perícia

Esses procedimentos começaram a ser realizados nessa semana em unidades espalhadas por todo o Brasil, mas para ter acesso a esse serviço é preciso fazer o agendamento por meio do Meu INSS.

nithflix

Agendamento pelo Meu INSS

perícia

Para agendar a perícia médica, o segurado precisará fazer a solicitação pelo Meu INSS ou por meio da central de atendimento telefônico 135.

nithflix

Para acessar esse canal, o primeiro passo é baixar o aplicativo ou acessar o site.  Depois disso, será necessário realizar um cadastro para obter uma senha de acesso. Mas antes de fazer o agendamento, você precisará solicitar o benefício.

Confira o passo a passo:

  • Acesse a página do Meu INSS (via internet ou aplicativo);
  • Faça o login e vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada para a Perícia.

Lembrando que, caso precise de ajuda, saiba que o INSS disponibiliza em seu site um guia para aqueles que têm dúvidas de como acessar o Meu INSS.

Trabalhadores em regime CLT e rurais

perícia

Os trabalhadores contratados em regime CLT precisarão apresentar os seguintes documentos:

  • Documento oficial com foto;
  • Carteira de trabalho ou documento comprovando pagamento do INSS;
  • Declaração do empregador informando o último dia trabalhado.

Já os trabalhadores rurais, lavradores e pescadores ficam obrigados a apresentar a documentação que confirme a atividade exercida. Caso o motivo da solicitação da perícia seja por acidente de trabalho, será necessário apresentar também a CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho.

Atendimento das agências do INSS

inss

Vale lembrar que o horário para atendimento nas agências foi reduzido e acontece apenas das 7hr às 13hrs. Segundo o próprio órgão, nessa primeira etapa de reabertura os atendimentos priorizados atendimentos, como avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Lembrando que o atendimento presencial será restrito exclusivamente aos segurados e beneficiários.

Artigo esclarecedor, não é mesmo?

Continue acompanhando nosso blog, porque, aqui, você encontra os mais diversos temas relacionados às Áreas Trabalhista, Contábil, de Recursos Humanos e de Saúde e Segurança do Trabalho. Aproveite também e acesse o site da Nith Treinamentos e veja todos os cursos online que já temos disponíveis!

E se você não quer perder nenhuma novidade da área, fique ligado também nas nossas redes sociais, pois sempre trazemos informações recentes sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país. Siga-nos no Facebook, no Instagram e se inscreva no canal da Nith Treinamentos, no Youtube.

Clique aqui e faça parte do Canal Oficial do Telegram, da Nith. No canal você terá acesso a aulas gratuitas, materiais para download, ebooks gratuitos, e grupo de discussão sobre Departamento Pessoal e eSocial!

 

Publique seu artigo

Deixe uma resposta