Pois é, gente, mudou, não saiu em nenhuma circular ou manual, mas quem passar procuração a partir de agora dentro do Conectividade Social ICP já pode constatar que as procurações estão com prazo de 3 anos (até 2015).

Essa mudança foi excelente!

E tem uma dica: como a procuração não é invalidada se o certificado do outorgante expirar ou for revogado, um certificado de um ano de uma empresa poderá ter uma “sobrevida” de 4 anos.

Explico: suponhamos que um empregador adquira hoje um certificado digital com validade de um ano, com expiração em 18/01/2013.

nithflix nith

Se hoje ele outorgar procuração para um escritório contábil operar no CNS-ICP, essa procuração terá validade até 2015, mesmo que o certificado dele expire em 2013.

E se até um dia antes do certificado dele expirar em 2013 ele outorgar outra procuração (revogando a anterior e outorgando nova procuração), o escritório contábil poderá operar até 2016. Se o empregador não precisar de certificado para outras funções, o certificado de um ano terá sido útil por 4 anos no Conectividade Social ICP e ele não precisará fazer novo certificado até 2016!!!

nithflix

Repassem a informação. É garantida.

Abraços!

Zenaide.

Publique seu artigo

Zenaide Carvalho

Zenaide Carvalho é professora, escritora e referência na área trabalhista e previdenciária no Brasil. Com 38 anos de carreira, dedica o seu tempo a desenvolver conhecimento através de palestras, cursos, MBA´s e consultorias por todo o Brasil.

Este post tem um comentário

  1. Avatar

    Boa noite…

    Mas pelo que eu li no manual da conectividade, se a validade do certificado vencer antes que a validade da procuração, a procuração está automaticamente revogada na data da validade do certificado…

Deixe uma resposta

Fechar Menu