ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA VER DEPOIS

Mudar o mindset da sua empresa pode ser uma tarefa necessária que precisa para ter sucesso.  Atualmente, muitas organizações buscam essa mudança de mentalidade diante de um mercado de trabalho tão competitivo e exigente. 

Para isso, é fundamental que as equipes do ambiente corporativo também estejam comprometidas com essa mudança de mindset.  Vamos entender um pouco mais sobre este assunto tão atual? 

O que é Mindset?

mudar mindset

Hoje em dia é cada vez mais comum ouvirmos falar sobre a mente e seus mistérios, como mudar o mindset… A importância de pensar positivo, evitar as reclamações, manter-se motivado, tudo o que engloba esse termo.

nithflix nith

Mas, afinal, do que se trata este assunto? O que é, de fato, mindset?

Então, vejamos. Cada pessoa tem o seu mindset, ou seja, a sua maneira de pensar que, muitas vezes, reflete diretamente no seu modo de agir. Veja:

nithflix

* MIND = Mente

* SET = Configuração

Essa “Configuração da Mente” foi muito estudada e analisada por estudiosos e psicólogos de décadas passadas.  Eles buscavam entender como o mindset (metas, expectativas, planejamentos, ideias) afetava o comportamento emocional das pessoas.

O mindset, geralmente, acaba sendo um dos principais responsáveis pela maneira como a pessoa irá enfrentar seus problemas e adversidades, inclusive, no trabalho. Sabe aquela pessoa que acredita não ser merecedora de nada que seja bom ou que sempre pensa que as coisas vão piorar ou dar errado?

Pois é! Este é o mindset que ela tem e que, muitas vezes, a prejudica em todos os âmbitos de sua vida. Ela não consegue alcançar vitórias pelo fato de acreditar não ser capaz e, portanto, não consegue mudar o mindset!

Como promover a mudança de mindset da equipe

mudar mindset

Nada pior do que ter uma equipe de trabalho desmotivada, acomodada e desacreditada na performance da empresa. Num cenário deste, tudo trava e mudar o mindset torna-se uma urgência. Veja algumas maneiras de buscar essa mudança nas equipes de trabalho.

1) Identifique quais opiniões, comportamentos e crenças limitam a equipe a avançar nas conquistas e metas e impedem que tracem prioridades;

2) Em seguida, já com essas crenças e limitações pontuadas, busque entender se elas realmente têm fundamento para estarem ali fazendo parte e dominando seus pensamentos;

3) A hora é de romper paradigmas e quebrar barreiras mentais e emocionais para que você entenda que estas crenças e limitações não são mais suas e que é preciso, sim, mudar o mindset;

4) A equipe precisa entender e aceitar que também faz parte de um todo e que sua atuação de forma intensa e dinâmica é muito importante para o crescimento e reconhecimento da empresa.  

5) Numa equipe corporativa, o senso de colaboração é fundamental. Por isso, ajudar na mudança de mindset dos colaboradores pode trazer a tona novos perfis de liderança e de organização que antes estavam escondidos.

Incentive a mudança dos colaboradores

consultoria trabalhista 2

No mundo dos negócios, o termo ‘mindset’ vem sendo muito utilizado. Principalmente, quando o alvo é o mindset dos colaboradores da empresa.

Nos dias atuais, é importantíssimo que as lideranças organizacionais incentive e impulsione a equipe a mudar a forma de pensar. Até porque, muitos dos colaboradores trabalham de maneira mecanizada.

Com isso, qualquer quebra de rotina ou de mudanças nos procedimentos geram resistências e reclamações. Tudo porque, o mindset dos funcionários está acostumado e não quer enfrentar mudanças, por exemplo.

Portanto, busque sempre pedir novas sugestões e ideias sobre determinados temas de trabalho e formas de executá-los e tão logo um colaborador se manifeste parabenize-o e incentive-o para que continue dando outras ideias à empresa.  

Sempre peça aos colaboradores para que busquem atualizações profissionais, a fim de aprender novas formas de trabalho e maneiras mais rápidas e eficientes de atuarem. Dessa forma, aos poucos, eles vão perdendo o medo de mudar o mindset.

Invista em mudança

mudar mindset

Esta é uma das principais partes na mudança de pensamento de uma equipe corporativa. Principalmente entre os funcionários que estão há mais tempo na empresa. Já é sabido pelos líderes organizacionais que toda e qualquer mudança que seja implementada vai gerar queixas e reclamações. Muitas vezes, até conflitos maiores!

Tudo porque, o hábito da mente de uma equipe já está acomodado a determinada rotina de trabalho e a maneira de exercer cada etapa das tarefas diárias.

Para quebrar esse paradigma com o menor desgaste possível é imprescindível que os líderes das equipes ou a gerência da empresa explique as razões e as vantagens das mudanças que estão sendo feitas.

Ao mudar o mindset, a equipe somente irá se convencer dessa necessidade ao perceber que as novas rotinas na empresa estão trazendo vantagens que antes não existiam.

Toda mudança tem um lado positivo que precisa ser incentivado e ressaltado. Somente assim, as mudanças tornam-se menos traumáticas.

Defina as expectativas

Não é fácil implantar um novo mindset na empresa. Como já dissemos, neste artigo, há muita resistência e medo perante as mudanças. Mas o mais bacana é lidar com esse desafio que vai romper paradigmas antigos e criar novos mindsets na sua equipe.

Nesta etapa é importante explicar pontualmente aos colaboradores o porquê de cada mudança e como elas irão impactar diretamente no trabalho de cada um.

O que irá mudar na rotina de trabalho da equipe e quais as expectativas que estas mudanças trazem são questões que precisam ser esclarecidas aos colaboradores.

Dessa forma, eles começam a entender a necessidade de mudar o mindset e se sentem motivados a iniciar esse processo interno mudando os pensamentos.

Treine a equipe

mudar mindset

Toda mudança exige capacitação e conhecimento. Quanto mais conhecimento a equipe corporativa tiver, mais fácil será aderir às mudanças. Para isso, treine sua equipe, sem medo de exagerar. Pense sempre que ela precisa de incentivos para saber como lidar com as novas maneiras de trabalho.

Se você mudou – ou busca mudar – o mindset da sua empresa treine seus funcionários para que acompanhem essas mudanças e saibam lidar com os novos pensamentos.

Valorize as ideias da equipe

mudar mindset

Num processo para mudar o mindset corporativo, várias ideias e sugestões vão chegar até você ou até a gerência ou diretoria da empresa. Valorize cada uma dessas ideias e incentive os colaboradores a participarem cada vez mais trazendo-as para compartilhar com seus líderes.

Dessa forma, você insere a equipe na mudança do mindset da empresa e a torna mais comprometida e participativa do processo.

Crie um ambiente positivo

Mudar o mindset de uma empresa acaba gerando também um pouco de insegurança em todos os setores da organização. Sempre os mais resistentes às mudanças acabam influenciando os demais funcionários disseminando justamente o clima de insegurança.

Para evitar essa situação ou amenizá-la o ideal é criar um ambiente de trabalho positivo deixando claro que ao mudar o mindset a empresa está melhorando seu desempenho no mercado de trabalho.

Num ambiente de positividade, a insegurança vai caindo por terra dando espaços para as mudanças que vão transformar as mentes e alavancar novos posicionamentos, lideranças e atitudes.

Gostou de saber um pouco sobre o que é o Mindset e a importância de implementá-lo na sua empresa? Então, continue acompanhando nosso blog que sempre traremos mais informações como estas para você!

Publique seu artigo

Alessandra Farias

Estagiária na Nith Treinamentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu