ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Há quase dois meses, estamos vivendo uma das crises sanitárias mais significativas nos últimos 10 anos em decorrência da pandemia por conta do Coronavírus.

Com isso, uma preocupante crise financeira foi instalada no Brasil nos mais diversos segmentos. Muitas pessoas perderam o emprego, outras tiveram suas jornadas e salários reduzidos, comprometendo diretamente a renda dos trabalhadores.

manter a equipe engajada

nithflix

Mas, no meio de tudo isso, muitas empresas escritórios estão funcionando com um quadro reduzido e, na maioria das vezes, trabalhando na modalidade home office.

Diante disso, a pergunta dos profissionais de Recursos Humanos e também dos empresários é a seguinte: como manter a equipe engajada durante a pandemia?

nithflix

Sabemos que não é fácil, mas há maneiras de fazer com que seus colaboradores continuem motivados mesmo longe dos ambientes corporativos. Neste artigo, vamos te ajudar a manter um ambiente de trabalho mais saudável. Confira com a gente!

Pandemia: dificuldades e desafios para as organizações

O Coronavírus não trouxe apenas uma imensa preocupação com a disseminação do vírus, mas ela estabeleceu também novos desafios para as organizações.

Tomar decisões, demitir, escolher onde, como e quando investir são algumas das dificuldades que os gestores enfrentam em empresas dos mais diferentes portes.

Em um cenário comum, muitos líderes e empresas já carecem de conhecimento e experiência para enfrentar tantos desafios multidimensionais e complexos no Brasil. Mas com tanta coisa acontecendo e tantas mudanças trabalhistas é normal que os gestores fiquem aflitos com o futuro e os empregados inseguros.

Por isso, para lidar com essa situação e superar essa crise, é preciso que sua organização tenha uma equipe consistente, segura e motivada.

Dicas para manter a equipe engajada durante a pandemia

manter a equipe engajada

Pata te ajudar, nossa equipe selecionou dicas básicas para manter os profissionais engajados nesse momento para vencer essa crise.

Converse bastante com os líderes das equipes

Para manter a equipe engajada, nada melhor do que ter contato próximo com os líderes dos times, porque são eles que estão atentos a tudo que está acontecendo e enxerga algo que, muitas vezes, o RH e os empresários não conseguem ver.

Além de contato direto com as equipes, são eles que estão mais próximos dos seus clientes e são fontes de negociações. Faça reuniões mensais ou quinzenais, durante essa crise, e tente entender o cenário interno da sua empresa.  Mantenha sempre seus colaboradores unidos com a ajuda dos seus gestores de equipe.

Seja transparente

A comunicação é algo imporante em qualquer situação, mas no enfrentamento dessa crise, ela é ainda mais fundamental. Um bom gestor consegue conversar e entender as necessidades e os problemas da sua equipe.

A comunicação deve ser praticada diariamente, pois quando ela é escassa, a falta de diálogo fomenta conflitos, fofocas e cria situações que, por vezes, nem existem. Por isso, seja sempre transparente com os seus colaboradores, mesmo quando as notícias não são as melhores.

Tenha sempre uma comunicação proativa, pois isso gera segurança e faz com que o seus colaboradores confiem em você e na empresa. Essa é uma das melhores formas para manter a equipe engajada, principalmente, em momentos como esse que estamos vivendo.

Dê feedbacks e incentive

manter a equipe engajada

Feedbacks precisa ser uma prática cosntante na sua empresa, sobretudo, em situações de crise. Isso porque, se o feedback for positivo, você estimula ainda mais o colaborador a ser produtivo e assertivo.

Porém, se ele for negativo, um comportamento inadequado podem ser revertido rapidamente. Nunca esqueça que, enquanto gestor, seja do RH ou de equipes, é preciso que você saiba ouvir os colaboradores, entender as dores e, claro, tentar ajudar no que for preciso.

Mesmo em trabalho home office, crie sempre um ambiente positivo, onde a proatividade e a resolução de problemas de forma criativa sejam valorizados.

Corrija problemas relacionados à sobrecarga

Esse é um grande problema em muitas empresas. A sobrecarga desmotiva a sua equipe, podendo comprometer diretamente a produtividade dos seus colaboradores.

Seja aberto sempre para perguntar aos membros dos times como se sentem em relação a carga de trabalho e se estão se sentindo sobrecarregados.

Inclusive, essas conversas são ótimas oportunidades  para mapear a necessidade de melhorar os processos, redistribuir as atividades ou até mesmo contratar mais profissionais para atender uma demanda emergencial.

Manter equipe engajada nesse momento é dificil, mas não impossível. Esteja sempre atenta às necessidades dos seus colaboradores.

Gostou do nosso artigo?

Estamos sempre trazendo artigos sobre os mais diversos assuntos ligados à área trabalhista, contábil e de Recursos Humanos.

Aproveite e conheça o site da Nith Treinamentos e todos os cursos online que ela oferece para quem quer aprender com quem entende e tornar-se um profissional de destaque no setor em que atua.

Fique atento também às nossas redes sociais, pois sempre trazemos novidades sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país.

Aprenda detalhadamente sobre as Principais MPs Trabalhistas do momento no Curso AO VIVO Medidas Preventivas Trabalhistas e o Covid-19, dia 23 de maio, 13h às 18h.

Você aprenderá os aspectos Práticos e Teóricos das MPs nº 927, 928 e 945/2020. Como também aprenderá sobre a MP 936/2020, juntamente com a MP nº 946, e a Resolução nº 313.

Em apenas 5 horas de curso ao vivo, você vai aprender todas estas MPs eliminando riscos futuros e prevenindo riscos presentes!

O curso será ministrado pelo Doutor e Professor Rafael Bastos, com transmissão ao vivo e certificado de participação de 5 horas!

Clique aqui e inscreva-se!

Publique seu artigo

Deixe uma resposta