ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA VER DEPOIS 

Este é um dos grandes desafios de quem trabalha com a contabilidade! Diante de tantas obrigações que o governo impõe aos escritórios de contabilidade para serem cumpridas como encontrar tempo para inovar?

A cada dia aumentam as necessidades de cumprir conformidades, processos e a legislação a fim de manter idôneo o trabalho do contador e os resultados que vêm deste trabalho. Ao mesmo tempo, surge a pressão para inovar na área da contabilidade.

Nesse artigo, vamos dar dicas importantes para que você alcance bons resultados com soluções práticas e simples para serem aplicadas no seu dia a dia e na rotina de trabalho do seu escritório contábil.  

nithflix nith

Inovar na contabilidade: crie formas e rotinas para estudar

contabilidade

nithflix

Diariamente, são aproximadamente 800 modificações e renovações de legislação, obrigações acessórias que nos faz ter de aprender todos os dias, estudar e analisar essas mudanças.

Isso já absorve uma carga de tempo alta no dia a dia do profissional de contabilidade, que precisa de dedicação para conseguir atualizar seus conhecimentos e gerir esse tempo a fim de dar conta de toda essa demanda.

Nossa primeira dica é que você separe 15 minutos do seu dia para criar inovações e isso se faz mais do que necessário. 

Isso porque, a partir do momento em que você decide gerir uma empresa será necessário organizar sua rotina destinando alguns minutos para estratégias de inovação.

É preciso criar formas de estudar essa inovação que nem sempre é técnica. A parte humana de uma empresa precisa de atenção e cuidados tanto quanto a parte operacional na área de contabilidade.

Principalmente, porque a contabilidade por si só já é muito técnica. Portanto, essa inovação é necessária para que se tenha uma descontração entre a equipe tornando o relacionamento mais humanizado.

Inovar na contabilidade nem sempre significa investir em tecnologias

contabilidade

Quando falamos em inovação não estamos nos referindo apenas a tecnologia. Ela também faz parte, mas a inovação de fato vai além da tecnologia. A inovação precisa capacitar de forma lúdica, por exemplo, toda a equipe preparando emocionalmente para que ela tenha mais empatia tanto com os clientes.

Tanto os grandes escritórios de contabilidade quanto os microempresários estão aí dispostos a conseguir essa inovação entregando um novo formato de relacionamento entre a equipe e os clientes.

A capacitação tem de ser técnica e humana, ambas aliadas e caminhando juntas para oferecer uma forma inovadora de tratamento de um cliente para outro. Afinal, os clientes não são iguais e possuem necessidades e urgência diferentes.

E para garantir um atendimento mais humanizado e inovador vale ressaltar uma dica fundamental: as empresas precisam entender que o RH (Recursos Humanos) é um setor totalmente diferente do Departamento Pessoal. Os dois têm que se desenvolver juntos, mas são setores diferentes!

Ao compreender essa diferenciação, a empresa já dá um passo rumo à inovação interna. Porque esse tipo de inovação depende muito mais do RH da empresa do que das tecnologias utilizadas por ela.

Para o atendimento ao cliente ser diferenciado e mais humanizado, o RH da empresa precisa estar capacitado para saber conversar e envolver o cliente de forma que ele se sinta acolhido e consiga ser mais bem entendido nas suas necessidades, inclusive na área de contabilidade.

Como se posicionar diante das mudanças digitais e informações full time

contabilidade

Quantas informações recebemos diariamente ou acessamos por meio da internet? Inúmeras, não é mesmo? E muitas dessas informações são importantes serem repassadas aos clientes do profissional de contabilidade.

Portanto, é fundamental saber usar o e-mail de maneira eficiente e correta, interagir com o WhatsApp sem deixar passar mensagens importantes de serem lidas, comentadas e respondidas.  

O fato é que é preciso estar sempre à frente divulgando seu trabalho nas redes sociais a fim de proporcionar uma possibilidade a mais para os empresários e microempresários conhecerem seu trabalho de contabilidade.

E tudo de forma gratuita, sem aumentar os custos para seu escritório de contabilidade. Essa divulgação online é uma maneira inovadora de conversar com seus clientes e fidelizá-los junto a você.

Atualmente, os vídeos são ferramentas tecnológicas que podem inovar no contato com o cliente deixando-o mais humanizado, porque você irá falar diretamente com ele sobre assuntos relevantes.

Esse conforto aliado à otimização do tempo faz dos vídeos uma das principais inovações na área de contabilidade impactando positivamente o cotidiano dos clientes que recebem a orientação contábil que necessitam de forma mais rápida e pessoal.

Muitas vezes, aquelas reuniões com os clientes para informá-lo sobre determinado assunto deixam de ser feitas para dar espaço aos vídeos que já levam a informação para o cliente onde ele estiver.

Na realidade, isso tudo são pequenas ações que podem ser trabalhadas com a meta de atingir de modo mais rápido a maioria dos empresários que faz parte da sua carteira de clientes.

Inovação na hora de contratar e manter funcionários

Outra dica importante quando o assunto é inovar na área de contabilidade é a contratação de profissionais para atuar nesse setor. Atualmente, eles precisam ter habilidade de comunicação e saber conversar com o cliente seja pessoalmente ou por meio de um vídeo gravado de imediato.

O cliente tem de perceber que, ao mesmo tempo, que o seu contador está atento à legislação do dia a dia tentando simplificar a rotina contábil, ele também está inovando ao colocar em contato com o cliente pessoas capacitadas que sabem informar o que de fato ele precisa saber.

Uma das chaves da inovação é conseguir implementá-la utilizando poucos recursos. Até porque, a falta de dinheiro para investir em estratégias de inovação na contabilidade não pode inibir o contador de inovar.

Pequenas ações podem trazer mudanças surpreendentes ao seu negócio. Quer um exemplo? Experimente programar um dia de café com treinamentos. Mas esqueça da parte técnica. Ofereça dinâmicas aos seus funcionários.

Procure trabalhar a parte comportamental e discutir assuntos junto aos seus colaboradores que tragam mais engajamento e participação de todos. Certamente, esses resultados vão refletir na parte técnica, porque a empatia vira à tona.

Aproxime o chefe mantendo-o mais próximo aos funcionários para que ele também se torne empático, compartilhe suas próprias necessidades pessoais e ajude a buscar soluções. Inclusive, para a área de contabilidade.

O mais difícil nessa inovação e também o maior custo é o tempo. Ter de parar o trabalho por 20 minutos é algo que quase ninguém consegue fazer por ter fixação com a rotina que não pode ser quebrada.

Principalmente, o profissional de contabilidade que tem uma resistência maior por ter uma rotina de trabalho muito técnica e reluta em parar mesmo para participar de uma dinâmica.  

E, então? Gostou desse nosso artigo? Está preparado para inovar na área de contabilidade? Entendeu que inovação nem sempre se refere a novas tecnologias?

Temos muito mais informações enriquecedoras sobre este tema  nosso o site Nith Treinamentos. Quer saber quais são elas? Acesse a nossa LIVE aqui.

E continue acompanhando nossos artigos aqui, no blog, porque vamos sempre divulgar informações importantes que vão fazer você querer inovar sempre na contabilidade.

 

Publique seu artigo

Deixe uma resposta

Fechar Menu