A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

Visando facilitar e modernizar os procedimentos trabalhistas, facilitando a vida dos trabalhadores e dos empregadores, o extinto Ministério do Trabalho, hoje Ministério da Economia, criou a Carteira de Trabalho Digital.

A CTPS Digital está em vigor desde janeiro de 2015 em todo o Brasil e, desde 21 de novembro de 2017, está disponível o aplicativo para celulares e tablets, que é compatível com aparelhos Android e iOS.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/

E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

nithflix

Inicialmente, a Carteira de Trabalho Digital não substituirá a carteira de trabalho impressa.

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:

– Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

nithflix

– Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

– Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

Clique nos botões abaixo e confira mais informações do Ministério da Economia:

           

CTPS Digital e o eSocial

A CTPS digital reduzirá o número de fraudes, pois aumenta a segurança das informações e facilita a verificação dos dados pelos sistemas do governo.

Terá as informações cruzadas com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, com o sistema de validação do Programa de Integração Social (PIS) da Caixa Econômica Federal e com o eSocial.

É imprescindível que as informações dos trabalhadores estejam completas no eSocial, pois serão essas informações que alimentarão a CTPS Digital quando houver a substituição da CTPS impressa.

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.      

*Com informações do Ministério da Economia (Secretaria Especial de Previdência e Trabalho)      

Com dificuldades para implantar o eSocial? 

Não perca noites de sono por medo de ser notificado e autuado pelo não cumprimento dessa obrigação.

A Nith tem o curso perfeito para você, clique aqui e garanta sua vaga no Curso Novo eSocial Full Express.

Curso Novo eSocial Full Express aborda o eSocial de forma completa, rápida e prática. Para facilitar o dia a dia dos profissionais do DP e da contabilidade que ainda não conhecem os eventos do eSocial, seus prazos de envio e suas informações obrigatórias.

 

Publique seu artigo

Alessandra Farias

Copywriter na Nith Treinamentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu