Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

Boas práticas para fazer entrevista online durante pandemia

entrevista online 4

ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

A pandemia do coronavírus trouxe muitas mudanças no cenário mundial. E quando falamos em economia e relação de trabalho, elas foram ainda mais significativas.

Uma das principais está relacionada às modalidades de trabalho. Com a necessidade do isolamento social, o home office entrou em cena e também todas as atividades de trabalho, como entrevista online para preenchimento de vaga.

entrevista online

Diante desse cenário é necessário que esse processo seja feito da melhor forma. Por isso, para te ajudar a fazer entrevista online durante a pandemia, separamos algumas dicas fundamentais para essa tarefa.

77% das empresas do mundo adotaram home office

De acordo com um estudo realizado pelo software Capterra e pelo instituto de estudos Gartner, devido a necessidade de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, 77% das pequenas e médias empresas de todo o mundo adotaram o home office.

O estudo foi feito entre os dias 4 e 14 de abril em países, como Austrália, Brasil, Espanha, França, Alemanha, Itália, México Holanda e Reino Unido.

Mesmo após o fim da pandemia, a expectativa, segundo estudos, é que cerca de 74% das empresas brasileiras devem implementar home office de alguma forma.

Ou seja, essa modalidade de trabalho é uma realidade e você, profissional de Recursos Humanos, precisa estar preparado para executar essas tarefas nesse momento, mas também no futuro.

Dicas para fazer entrevista online durante pandemia

entrevista online

A verdade é que, mesmo em um caráter de trabalho mais informal, você precisa de saber como conduzir entrevistas de emprego de forma adequada e objetiva. Listamos aqui as melhores práticas. Confira!

Prepare-se para a entrevista

Mesmo estando em casa, você precisa se preparar para a entrevista. Entenda os critérios da e as necessidades da vaga. Procure conhecer também quais serão os profissionais que serão entrevistados.

Teste conexões e equipamentos

Essa, sem dúvida, é uma das principais dicas. Antes de iniciar sua entrevista, teste os equipamentos. Verifique se a bateria dos seus aparelhos eletrônicos está carregada, se a câmera e a conexão estão funcionamento adequadamente.

Tenha um local adequado

Na hora de fazer entrevistas de emprego, tenha um local adequado onde você possa ficar concentrado e sem barulho.

Evite ficar em locais barulhentos e com pouca iluminação. Fique de olho nas bagunças do ambiente e procure ter um pano de fundo neutro. Esteja sempre em um local onde tenha uma conexão estável.

Vista-se de forma adequada

Uma entrevista home office deve ser feita da mesma forma como se fosse presencial. Vista-se de maneira formal e se preocupe com a aparência. Evite decotes e peças que sugerem informalidade.

Tenha tudo que precisar em mãos

Evite se levantar para pegar algum objetivo ou documento que talvez precise ao longo da entrevista. Antes de iniciar a conversa, deixe tudo que precisará perto de você. Caneta e papel, caso precise fazer alguma anotação. Tenha sempre um copo de água por perto.

Ferramentas para entrevistas online

entrevista online

Mesmo com tanta conectividade e tecnologia ao nosso dispor, muitas empresas não estão acostumadas com home office ou reuniões online. Hoje em dia, há ótimas ferramentas online para videoconferências, muitas delas gratuitas, que te ajudam nessa tarefa.

Google Hangouts Meet

Essa é uma ótima ferramenta do Google, mesmo que você não tenha uma conta. Para utilizá-la, você precisa acessar a plataforma e, depois, enviar o link da chamada para a pessoa. O melhor de tudo é que a plataforma é gratuita.

Zoom

O Zoom possui duas versões: paga e a gratuita, que oferece ótimos recursos. Nesse mundo digital, ela é uma das ferramentas mais utilizadas devido a sua facilidade de uso.

Skype

Essa é uma das mais populares há bastante tempo. Sua versão é gratuita é ótima e pode ser acessada por celular ou computador.

Wheraby

Se a suas reuniões ou entrevistas são rápidas, essa é uma ótima opção, além de ser gratuita. Para acessá-la, basta criar um link personalizado e compartilhar com a pessoa que participará da entrevista. É possível acessá-la por dispositivos móveis e computadores.

Agora ficou mais fácil fazer entrevistas, não é mesmo? Lembre-se sempre em manter um ambiente profissional e livre de distrações.

Gostou do nosso artigo?

Não deixe de nos acompanhar por aqui, pois trazemos sempre assuntos interessantes da área trabalhista e contabilidade. Aproveite também e conheça o site da Nith Treinamentos e os nosso cursos online.

E fique atento às nossas redes sociais, pois sempre trazemos as principais novidades sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país. Siga-nos também no Facebook, no Instagram e se inscreva no canal da Nith Treinamentos, no Youtube.

Aprenda tudo sobre o Departamento Pessoal e descomplique o eSocial! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente no Workshop DP e eSocial Avançado, que vai acontecer do dia 8 a 12 de junho. É totalmente gratuito e online, e o melhor de tudo: tem certificado de participação de 5 horas ❤

Não perde tempo e vem aprender com os mestres do DP e eSocial, os Professores Luciano Pimentel e Zenaide Carvalho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x