Receba nossas notícias em seu e-mail:

Giro Nith #4: Auxílio Emergencial liberado e Avaliação Social do INSS por meio de canais remotos

No Giro Nith de hoje as notícias do dia são referentes a Caixa, que libera novos lotes do auxílio emergencial. E sobre o INSS, que anunciou avaliação social por meio de canais remotos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Atendimento Especializado INSS

1. Auxílio Emergencial: Caixa libera saques e transferências a beneficiários nascidos em agosto

A Caixa Econômica Federal libera nesta terça-feira, dia 13 de julho, os saques e transferências da terceira parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em agosto, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 26 de junho.

O pagamento da terceira parcela do auxílio terminou em 30 de junho tanto para esse público quanto para quem faz parte do Bolsa Família.

Giro Nith #4: Auxílio Emergencial liberado e Avaliação Social do INSS por meio de canais remotos

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/

2. INSS anuncia avaliação social por meio de canais remotos

Segundo a Portaria 1.328/2021, do dia 12 de julho de 2021, publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de julho, será instituída a experiência-piloto da avaliação social do INSS por meio de canais remotos.

O período da experiência será do dia 26 de julho ao dia 27 de agosto de 2021, devendo ser adotados a partir da data da publicação os preparativos necessários para a sua operacionalização.

O atendimento nesta modalidade será feito pelos servidores do cargo de Assistente Social ou Analista do Seguro Social com Formação em Serviço Social, em trabalho remoto.

A Diretoria de Benefícios será responsável por estabelecer os procedimentos operacionais, para convocação de servidores e a possível prorrogação do projeto.

Giro Nith #4: Auxílio Emergencial liberado e Avaliação Social do INSS por meio de canais remotos

O que é a Avaliação Social?

O procedimento da avaliação social é um dos serviços presenciais ofertados na reabertura gradual das agências da Previdência Social, após o período de fechamento decorrente da pandemia da covid-19.

A avaliação social do INSS é fundamental para os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), ajuda assistencial da Previdência que assegura um salário-mínimo para pessoa com deficiência e idosos acima de 65 anos, desde que tenham a renda per capita inferior a um quarto do salário-mínimo.

Quem poderá fazer a avaliação social remota do INSS?

Por enquanto, só será permitida para o requerimento inicial do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência.

Como será o agendamento?

O agendamento será realizado com a definição de data, hora e local para o atendimento de acordo com a oferta de vagas, sendo observado:

  • disponibilidade de salas para o atendimento;
  • infraestrutura tecnológica (link, câmera e microfone);
  • apoio técnico; e
  • profissionais para realização da Avaliação Social Remota.

Outro artigo de interesse: blog.nith.com.br/implantacao-modulos-web-esocial-simplificado/

Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas? 

Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: YoutubeInstagram e Facebook 

Deixe um comentário