Auxílio-Doença e Auxílio-Maternidade ao mesmo tempo?

Você sabe como proceder quando uma empregada que está recebendo o auxílio-doença, porém está grávida, e em breve vai entrar em licença-maternidade? 

Muitas vezes a grávida precisa ser afastada do seu ambiente de trabalho, ou seja, das suas atividades por algum motivo, como alguma complicação ou porque o médico achou necessário. 

E geralmente esse afastamento pode ser superior a 15 dias, assim a gestante tem que receber o auxílio-doença do INSS. 

Professor SA
Porém, quando estiver próximo da data do parto como a empresa deve proceder? 

Professor SA

Ela continua recebendo o auxílio-doença ou começa a receber o auxílio-maternidade ou ela recebe os dois benefícios? 

Os benefícios previdenciários não são cumulativos, ou seja, ela não pode receber os dois ao mesmo tempo, ou recebe o auxílio-doença ou o auxílio-maternidade. 

Nessa situação quando der entrada no auxílio-maternidade o auxílio-doença será suspenso. 

Já, com relação ao auxílio-maternidade há duas opções, ela pode iniciar o auxílio-maternidade 28 dias antes da data marcada do parto, com o atestado emitido pelo médico, ou a partir do momento em que o bebê nascer, com a certidão de nascimento. 

O prazo do auxílio-maternidade é de 120 dias, aproximadamente quatro meses em que a empregada estará afastada de suas atividades na empresa por licença-maternidade. 

Mas acabando o período de auxílio-maternidade como fica o auxílio-doença que está suspenso? 

O procedimento é igual ao de uma perícia quando você vai requerer o auxíliodoença, após o período de licença-maternidade a empregada deverá passar por uma perícia com os médicos da Previdência Social. 

 Estes que irão determinar se a empregada continuará no auxíliodoença ou se está apta para retornar a sua atividade na empresa. 

Gostou das informações?  

Elas fazem parte de um vídeo do nosso canal do YouTube, onde todo dia tem vídeo novo, com conteúdo de qualidade e GRATUITO para você!         

Confira mais informações no vídeo abaixo da Professora Gabriela Petri: 

[video_player type=”embed” style=”1″ dimensions=”853×480″ width=”853″ height=”480″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″ ipad_color=”black”]PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iNTYwIiBoZWlnaHQ9IjMxNSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9ud1JYZ215dFZ4ZyIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93PSJhY2NlbGVyb21ldGVyO8KgYXV0b3BsYXk7wqBlbmNyeXB0ZWQtbWVkaWE7wqBneXJvc2NvcGU7wqBwaWN0dXJlLWluLXBpY3R1cmUiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbj0iIj48L2lmcmFtZT7CoA==[/video_player]

 

Se você tem dúvidas sobre a Legislação Trabalhista fique atento! 

Vem aí o Workshop DP na prática!!!  

Tudo que você precisa saber para ser um profissional qualificado dentro do Departamento Pessoal, em um só lugar.

O workshop é um evento GRATUITO, 100% ONLINE e com CERTIFICADO, que acontecerá do dia 14 à 20 de outubro, às 9h, e será ministrado pelas Professoras Gabriela Petri e Iris Caroline. 

Clique aqui e inscreva-se agora mesmo. 

 

Marque na sua agenda para não perder!! 

Um abraço,                

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.           

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br      

 

Marileisa Gonçalves

Há 8 anos na área de departamento pessoal, atua como Analista de Conteúdo na Nith Treinamentos. Marileisa é Bacharel em Administração pela Univali e Especialista em eSocial pela Nith Treinamentos. Apaixonada por compartilhar conhecimentos e informações sobre a área trabalhista, dedica seu tempo em procurar o que há de mais novo para te entregar em primeira mão.

Deixe uma resposta

Fechar Menu