Receba nossas notícias em seu e-mail:

Auditoria Trabalhista e o eSocial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
auditoria

As empresas não tem mais como fugir do eSocial, as fases do cronograma de implantação estão sendo cumpridas e não existe mais a possibilidade de ser adiado!

Sabemos que a longo prazo o objetivo do eSocial é facilitar o trabalho dos profissionais de Departamento Pessoal e garantir que sejam cumpridos os direitos do trabalhador.

Mas neste primeiro momento tem causado muita dor de cabeça para alguns profissionais e para outros trouxe uma ótima oportunidade de crescimento profissional e pessoal.

Agora quero te fazer algumas perguntas:

Em qual lado você está? Aproveitou a oportunidade ou está desmotivado porque trabalha muito e não tem reconhecimento profissional?

Ou já teve algum problema com autuação trabalhista na sua empresa, ou com clientes do seu escritório contábil?

Deseja evitar multas e autuações advindas com o eSocial ?

A vida do profissional de Departamento Pessoal já era difícil antes do eSocial, agora está ainda mais complicada, porém cabe somente a você tomar a decisão de alavancar sua carreira e transformar o que é um problema para muitos em uma grande oportunidade!

Descubra neste artigo os cinco motivos para aprender Auditoria Trabalhista com Foco no eSocial e suba o primeiro degrau rumo a mudanças positivas.

1 – Resolver o problema das Empresas

Muitas empresas diariamente têm recebido autuações por falhas na área trabalhista.

Clique aqui e leia uma matéria onde a empresa levou uma multa de R$ 7 milhões por descumprir acordo trabalhista, impor jornadas de trabalho incertas aos funcionários e pagar salário abaixo do mínimo legal.

E somente uma minoria das empresas são fiscalizadas hoje, pois são poucos fiscais para atender todo o Brasil.

No gráfico disponibilizado pelo extinto Ministério do Trabalho – agora Ministério da Economia/Secretaria Especial de Previdência e Trabalho – verificamos que em 2018 somente em São Paulo foram emitidos quase 50.000 autos de infrações.

Mas já imaginou quando o eSocial estiver 100% implantado?

Fonte: Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil 

A fiscalização ocorrerá em tempo real, pois os entes fiscalizadores terão acesso a todas as informações recebidas pelo eSocial. E uma informação errada colocará a empresa no radar de uma inspeção trabalhista e fiscal.

Uma pequena e média empresa pode até fechar as portas se receber uma multa altíssima!

Isto é algo muito sério, pois não impactará somente o empregador, envolve também trabalhadores que podem ficar sem emprego.

O eSocial exige muito conhecimento e atenção para transmitir os dados com qualidade, dentro das regras da legislação vigente e dos prazos corretos.

2 – Crescer profissionalmente

Aprender auditoria trabalhista pode ser a capacitação que falta para você crescer profissionalmente.

Você – se ainda não é auditor na área trabalhista – talvez não tenha uma remuneração que lhe permita viver dignamente, sempre com problemas para pagar contas e chegar no final do mês.

Algumas empresas chegam a oferecer até R$ 10 mil para profissionais gerenciarem a área de departamento pessoal e evitarem multas.

 

Se você tem muito conhecimento na área trabalhista e previdenciária e não é muito reconhecido pelo seu trabalho, saiba que já há empresas pagando salários bem acima do mercado, para quem conhece o eSocial.

Já há empresas de Auditoria e de Consultoria procurando profissionais para fazer auditoria trabalhista com foco no eSocial – nova obrigação trabalhista e previdenciária imposta pelo Decreto 8.373/14.

3 – Mudar a sua história de vida e profissional

A Professora Zenaide Carvalho compartilha sua história e como estudar mudou sua vida. Veja o depoimento dela e se inspire:

No meu primeiro emprego – como auxiliar de DP em 1981 – eu nem sabia que estava fazendo auditoria trabalhista, quando meu chefe pedia para eu ir às lojas da rede e checar se havia rasuras no ponto, se havia cadeiras para todas as vendedoras – regras da Convenção Coletiva – e outras situações.

Eu ganhava muito pouco na época. Depois que fiz uma pós-graduação em Auditoria e passei a usar as técnicas na área trabalhista, até treinamentos passei a ministrar.

Hoje sei que já conhecia muito e, que se eu tivesse acesso aos conteúdos disponíveis hoje através da internet, teria até muito mais sucesso profissional.

E você, que já tem algum conhecimento na área trabalhista e previdenciária, não precisa ter um curso superior ou pós-graduação para fazer auditoria na área trabalhista e previdenciária, mas ter acesso ao conteúdo CERTO, para crescer.

Se você deseja mudar sua história precisa dar o primeiro passo, ficar de braços cruzados esperando não fará que seu conhecimento aumente, é preciso plantar para poder colher.

4 – Agir imediatamente

Quem acha que o eSocial é somente mais declaração e não está buscando conhecimento, terá uma surpresa negativa e muita concorrência no mercado de trabalho.

Quem ficar parado vai simplesmente deixar passar uma grande oportunidade hoje.

E se você quiser fazer um concurso público para Auditor do Trabalho ou da Receita Federal, tenha certeza que pedirão conhecimento em eSocial.

E os salários nesta área estão acima de 16 mil reais!

5 – Achar um propósito para sua vida

Como você visualiza sua vida pessoal e profissional daqui a 3, 4, 5 anos?

Seja você um auditor contábil, seja você um advogado trabalhista ou um profissional da área de recursos humanos ou departamento pessoal, pode imaginar um futuro profissional melhor, com o seu conhecimento em Auditoria Trabalhista já com foco no eSocial.

Se você é um empresário contábil, pode oferecer mais um serviço na sua empresa.

Ter melhor remuneração, melhor qualidade de vida será uma realidade.

O padrão de vida melhora, as empresas sofrerão menos autuações.

Muitas empresas pensam que auditoria é CUSTO. E muitas não investem na capacitação de seus profissionais.

Porém, ao fazer uma auditoria, teremos elementos para mostrar o CUSTO das autuações, ou seja uma ECONOMIA que a empresa terá e os elementos para corrigir os problemas.

Você vai ficar esperando alguém pagar um treinamento para mudar a sua vida?

E finalizo com uma frase da Professora Zenaide Carvalho: “Quais ações você fará hoje para alcançar o seu melhor?”.

Você deseja crescer profissionalmente? Com o Curso Auditor Trabalhista com Foco no eSocial 2.0 você pode se tornar um profissional de destaque, pois as empresas necessitam de uma análise preventiva das informações que irão enviar para o eSocial!

Professora Juliana Maia é CEO e Administradora na empresa Maia Almeida Organização Contábil, atua também como Auditora Trabalhista, Contadora e Consultora Especializada em eSocial.

E lembre-se: sua carreira só depende de você.

Um abraço,

Escrito por: Zenaide Carvalho
Adaptado por: Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo – Equipe: Zenaide Carvalho/Nith Treinamentos

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br

Deixe um comentário