ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Para elevar o grau de comprometimento dos colaboradores numa empresa basta mantê-los motivados e satisfeitos com a rotina de trabalho. Isto parece fácil? Depende.

Se o setor de gestão de pessoas estiver apto e capacitado para valorizar, cada vez mais, os colaboradores em geral, essa tarefa se tornará mais prazerosa e possível de ser cumprida.

gestão de pessoas

nithflix

Perceber que os colaboradores de uma empresa estão engajados na proposta do produto que ela desenvolve e comercializa e vendem de modo positivo a imagem organizacional onde atuam é um ótimo sinal de que a empresa está, sim, valorizando sua equipe de trabalho.

Neste artigo, vamos listar 7 dicas sobre como melhorar a gestão de pessoas na sua empresa. Você verá que é simples e possível se empenhar nessa meta que irá beneficiar a todos no ambiente de trabalho. Vamos lá?

nithflix
  1.     Conheça sua equipe e tenha total confiança nela

Nada pior do que trabalhar com estranhos ou liderar pessoas que mal conhecemos. Pois bem. Uma das primeiras mudanças de atitude que precisamos é, justamente, conhecer a nossa equipe de trabalho, identificar quais tarefas específicas cada um poderá desenvolver da melhor maneira.

Quais são os pontos fortes e fracos de seus colaboradores. Com isso, cada um deles poderá receber as tarefas que mais se adequa ao seu perfil profissional e às suas habilidades.

Confie no trabalho dos seus colaboradores. Isto é fundamental para que eles sintam-se seguros. Ao demonstrar confiança na equipe, você incentiva o surgimento de novos talentos.

  1.     Delegue tarefas e funções aos seus colaboradores, descentralize

Se a confiança na equipe tiver espaço garantido, será bem mais fácil conseguir delegar a ela os projetos e atividades que precisam ser desempenhadas no dia, na semana ou no mês.

Esqueça aquela ideia de ter que se envolver em tudo, comandar até os mínimos detalhes. Você não precisa agir assim! O importante é conseguir alinhar os colaboradores da empresa com as metas e objetivos que precisam ser alcançados.

Preparar sua equipe para enfrentar desafios e exercer funções distintas é um excelente passo para obter resultados positivos para sua empresa e para os setores como um todo!

  1.     Esteja presente e peça feedbacks

Veja bem! Delegar tarefas não significa ir embora ou se afastar de sua equipe sem dar nenhum apoio a ela. É importante que você se faça presente e não se isole!

O colaborador precisa ter certeza de que poderá trocar ideias e esclarecer dúvidas com seu líder. Por isso, é necessário ser acessível e ouvir desde críticas feitas ao modo de trabalho até as sugestões que vão ser dadas.

Os feedbacks também são fundamentais. Para tê-los com mais clareza promova reuniões com certa frequência para contar à sua equipe qual a opinião que você tem sobre o trabalho que está sendo desenvolvido até ali.

Não exagere nos elogios, mas faça-os, ressaltando como o trabalho pode ser melhorado e ouvindo o que a equipe também tem a dizer.

  1.     Faça com que seus colaboradores sejam participativos

gestão de pessoas

E essa dica pode ser aplicada já nas reuniões de feedbacks. Ao promovê-las, incentive os colaboradores a sugerir novas ideias e soluções para problemas simples.

Mantenha essa postura de abertura para o diálogo e, se for o caso, reconheça e recompense os colaboradores que apresentarem ideias bacanas e eficientes. Surpreenda-os com um almoço especial, por exemplo. Isso irá aumentar o engajamento e, consequentemente, a participação.

  1.     Invista em treinamentos que capacitem e atualizem o conhecimento

Melhorar a gestão de pessoas também implica em qualificar mais os profissionais. É quase impossível exigir mais desempenho e comprometimento da sua equipe de trabalho se ela está aquém das expectativas de conhecimento.

Sabe-se que há empresas que preferem contratar colaboradores que já tenham experiência suficiente para assumir determinado cargo, alegando que isso significa vantagens, como agilidade e praticidade.

Já outras empresas optam por contratar profissionais novatos que não tenham tanta experiência na função/cargo para que a própria empresa ao aplicar a gestão de pessoas possa lapidar esse profissional para que fique a maneira que a empresa precisa.

Em ambos os casos, o importante é sempre investir nos treinamentos dos colaboradores preparando-os com capacidade técnica para os futuros desafios.

  1.     Valorize as pessoas e suas competências

Não adianta negar ou discordar. O sucesso de uma empresa e o que faz o negócio e a economia girar são os colaboradores. As pessoas são os principais ativos de muitas organizações, que investem neles reconhecendo-os como tal.

Até mesmo em empresas mais automatizadas ainda percebe-se, claramente, a valorização do capital humano. Afinal, são as pessoas quem vai avaliar o trabalho das máquinas e dos computadores.

E para cada grupo de pessoas há uma competência específica. Ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes que determinado cargo exige e que precisam ser identificadas naquele grupo de pessoas.

Dessa forma, é importante e estratégico que cada gestor de pessoas ou líder de um setor identifique colaboradores que demonstram ter as competências adequadas para determinada função de trabalho.

Feito isto, certamente, tanto a produtividade quanto a qualidade do trabalho desempenhado vão aumentar significativamente comprovando a tese de que valorizar as pessoas e suas competências é algo que precisa ser praticado o quanto antes pelos gestores das empresas.

  1.     Celebre as vitórias e conquistas mesmo que sejam pequenas

gestão de pessoasNão importa o tamanho da conquista alcançada pela sua equipe de trabalho ou pela empresa como um todo. É imprescindível que essa meta seja comemorada junto aos colaboradores.  

Não há necessidade de fazer grandes festas ou investir muito dinheiro para celebrar tal vitória. Mas celebrá-la é mais do que preciso! Além do elogio que deve ser feito, pode-se também oferecer à equipe de trabalho um café da manhã especial num ambiente diferente do habitual.

Quer saber mais sobre gestão de pessoas? A sua empresa ou onde você trabalha possui uma boa estratégia de gestão de pessoas? Continue lendo nossos artigos e informe-se mais sobre esse assunto.

Aproveite e acesse nosso site, Nith Treinamentos, e conheça nossa escola online e todos os cursos que oferecemos para ajudar você a se destacar no mercado de trabalho deixando a concorrência para trás!

 

Publique seu artigo

Deixe uma resposta