Receba nossas notícias em seu e-mail:

Aprenda como gerar DCTFWeb

Aprenda como gerar DCTFWeb

Compartilhe essa notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA VER DEPOIS

Aprenda como gerar DCTFWeb aqui nesse artigo.

O que é DCTFWeb?

Primeiramente, você precisa entender que existem diferenças entre DCTF e DCTFWeb. Embora ambas sejam conhecidas dos profissionais que atuam na área contábil é importante diferenciá-las.

A DCTF é uma obrigação acessória que precisa ser transmitida à Receita Federal mensalmente pelas Pessoas Jurídicas ativas.

Já a DCTFWeb é a substituta da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social). O envio dela também é mensal e precisa ser feito obrigatoriamente até o 15º dia útil do mês seguinte.

Mensalmente, a DCTFWeb reúne para a Receita Federal todas as informações sobre as contribuições previdenciárias feitas a terceiros. Ela também integra as informações prestadas ao eSocial.  

É importante ressaltar também que a DCTFWeb pode, inclusive, ser diária e anual.

No caso da Declaração Anual, serão reunidas as informações sobre os valores do 13º salário dos trabalhadores e precisa ser emitida até o prazo. Se este dia não for um dia útil é obrigatório enviar antes.

Já no caso da Declaração Diária, as informações recaem sobre a receita de eventos desportivos. E o prazo limite para transmiti-la é até o 2º dias útil que sucede tal evento.

Entendido isto, é importante saber, agora, em qual destas Declarações irá se encaixar a empresa onde você atua como profissional contábil ou para quem você presta serviços contábeis.

  • Como gerar a DCTFWeb

Dominar este assunto é o segredo para acertar na hora de gerar a DCTFWeb. Atualmente, poucos profissionais da área contábil entendem de maneira total esse tema e isto dificulta muito todo o processo.

Gerar e editar os DARFs Previdenciários Numerados feitos pelo Sistema DCTFWeb é um dos procedimentos fundamentais para saber minuciosamente como gerar a DCTFWeb com sucesso.

Você irá enviar as informações para o eSocial e para o EFD-Reinf, certo? Mas, depois desse procedimento, é obrigatório enviar as declarações acessórias. E a DCTFWeb é uma delas.

A princípio, ela é gerada automaticamente e fica disponível no portal do eCAC (Centro Virtual de Atendimento da Secretaria da Receita). 

A partir daí, você terá de fazer várias vinculações à DCTFWeb, desde créditos até a emissão do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). Inclusive, é válido ressaltar que o DARF somente será emitido depois que você fizer a transmissão da DCTFWeb.

Portanto, é imprescindível que você saiba lidar com essa Declaração tanto na hora de fazê-la quanto no momento de emiti-la, evitando travar qualquer outro documento importante para a empresa por causa de erros.

E para você que está procurando informações sobre como fazer a DCTFweb nos detalhes, preparamos algo especial. Confira nosso curso online Como Fazer a DCTFWEB

Deixe um comentário