Receba nossas notícias em seu e-mail:

Alterado (novamente!) o TRCT

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Termos de rescisão e homologação: Portaria 1.057/12 altera modelos

09/07/2012

Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (9/7) a Portaria nº 1.057/12, que altera a Portaria nº 1.621/10, que aprovou os modelos de Termos de Rescisão do Contrato de Trabalho e Termos de Homologação, a serem utilizados como instrumentos de quitação das verbas devidas nas rescisões contratuais.

As alterações envolveram os artigos 2º, 3º e 4º da Portaria nº 1.621. Nas rescisões de contrato de trabalho em que não for utilizado o sistema Homolognet, deverão ser utilizados os seguintes procedimentos:

a) TRCT previsto no Anexo I, impresso em 2 (duas) vias, sendo uma para o empregador e outra para o empregado, acompanhado do Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho, previsto no Anexo VI, impresso em quatro vias, sendo uma para o empregador e três para o empregado, destinadas ao saque do FGTS e solicitação do seguro-desemprego, nas rescisões de contrato de trabalho em que não é devida assistência e homologação; e

b) TRCT previsto no Anexo I, impresso em 2 (duas) vias, sendo uma para o empregador e outra para o empregado, acompanhado do Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho, previsto no anexo VII, impresso em quatro vias, sendo uma para o empregador e três para o empregado, destinadas ao saque do FGTS e solicitação do seguro-desemprego, nas rescisões de contrato de trabalho em que é devida a assistência e homologação.

O TRCT previsto no Anexo I deve ser utilizado nas rescisões de contrato de trabalho doméstico.

O artigo 3º, que trata dos modelos de Termos, teve o inciso IV acrescentado pela Portaria nº 1.057/12: Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (Anexo V).

Conforme a nova redação do artigo 4º, é facultada a confecção dos Termos previstos com a inserção de rubricas, de acordo com as necessidades do empregador, desde que respeitada a sequência numérica de campos estabelecida nas Instruções de Preenchimento, previstas no Anexo VIII, e a distinção de quadros de pagamentos e deduções.

Nota LegisWeb: Serão aceitos, até 31/7, termos de rescisão do contrato de trabalho elaborados pela empresa, desde que deles constem os campos de TRCT aprovados na Portaria nº 1.621.

Fonte: LegisWeb

——————————-

Comentário da Zê: e o Homolognet continua sem data definida para entrar em vigor…
para ler a portaria na íntegra: http://www.lex.com.br/legis_23502454_portaria_n_1057_de_6_de_julho_de_2011.aspx

2 comentários em “Alterado (novamente!) o TRCT”

  1. Bom dia Zê.
    Se eu imprimir só as 2 vias do TRCT será que os Sindicatos vão aceitar homologar? Porque tem sindicatos que exigem 5 vias do TRCT.

    A solicitação do seguro desemprego, tem que mandar para todos os empregados, mesmo aqueles que não tem 6 meses de contrato?

    Obrigada!!
    Att. Leticia

    Responder

Deixe um comentário