Receba nossas notícias em seu e-mail:

Prazo para a solicitação do adiantamento do 13º salário junto com as férias termina hoje

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
adiantamento 13º salário
ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA VER DEPOIS

Opção pelo recebimento do adiantamento 13º salário junto com as férias deve ser solicitado por escrito até hoje, 31 de janeiro

A legislação trabalhista vigente estabelece que o 13º salário seja pago em duas parcelas. A primeira, de fevereiro a novembro de cada ano e a segunda, até dia 20 de dezembro.

O pagamento da primeira parcela, prevista no artigo 2º, § 2º da Lei 4.749/65, que dispõe sobre o pagamento da gratificação natalina prevista na Lei 4.090/62, estabelece que o adiantamento possa ser concedido juntamente com o pagamento das férias do empregado, desde que este faça a solicitação (por escrito) ao empregador durante o mês de janeiro (01 a 31) do corrente ano.

Assim como no caso do pagamento da 1ª parcela em novembro, para o cálculo do adiantamento do 13º salário por ocasião das férias deverão ser consideradas, se houver, as médias de comissão, horas extras e demais adicionais.

Portanto, para o empregado que tenha férias programadas no mês de agosto, por exemplo, e queira receber o adiantamento da primeira parcela juntamente com as férias, terá que solicitá-la até o final do mês de janeiro a seu empregador.

O valor do adiantamento referente à 1ª parcela corresponde a 50% do salário do mês anterior ao gozo de férias. Neste caso, se o empregado tiver direito ao pagamento de adicionais, o valor da 1ª parcela será o correspondente a 50% da média apurada de janeiro a julho do corrente ano.

O total da 1ª parcela será a soma dos 50% do salário mais os 50% das médias apuradas.

Lembrando que o empregador ainda assim pode, facultativamente, fazer o pagamento do adiantamento junto com as férias.

Rescisão de Contrato Durante o Ano

Havendo rescisão contratual, o valor adiantado da primeira parcela (se houver) será compensado com o valor da gratificação devida na rescisão.

Ainda que a gratificação devida não seja suficiente para o desconto do valor adiantado, este poderá ser abatido das demais verbas rescisórias a que o empregado fizer jus como saldo de salários, férias vencidas ou proporcionais entre outras.

Reajuste Salarial Durante o Ano

A legislação estabelece que o empregado tenha direito a receber, até 30 de novembro, 50% do valor da remuneração como adiantamento de 13º salário.

Assim, para o empregado que tenha recebido o adiantamento por ocasião das férias, havendo reajuste salarial, o empregador fica obrigado a recalcular o adiantamento da 1ª parcela sobre o salário reajustado em novembro e pagar a diferença até a data citada, em relação ao valor adiantado anteriormente. 

Então fique atento as prazos e solicite seu adiantamento, caso queira.

E para o Profissional de Departamento Pessoal, é muito importante saber de todas essas informações e prazos. Torne-se um Analista de Departamento Pessoal, com a Nith Treinamentos.

Deixe um comentário