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7 dicas incríveis para crescer no Departamento Pessoal

É impossível ficar parado! Estudar, agir e manter-se sempre atualizado é um dos melhores caminhos para conseguir crescer na carreira dentro do Departamento Pessoal.
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departamento pessoal
Enfrentar, diariamente, os desafios da profissão é a rotina dos profissionais do Departamento Pessoal.  

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Dominar as leis, entender sobre legislação tributária, estar ciente das novas tecnologias de comunicação e ainda dar conta das tarefas cotidianas do setor. 

Este é o cenário dos profissionais do Departamento Pessoal, que precisam estar sempre atualizados sobre as tendências do mercado, da área trabalhista e garantir a produtividade do setor.  

Ou seja, é impossível ficar parado! Estudar, agir e manter-se sempre atualizado é um dos melhores caminhos para conseguir crescer na carreira dentro do Departamento Pessoal. 

Por isso, listamos, nesse artigo, 7 dicas que vão ajudar você a se atualizar e começar, desde já, a buscar o crescimento profissional dentro do Departamento Pessoal da empresa onde você trabalha.

  1. Aproveite o crescimento do aumento da burocracia na área trabalhista. 

Essa dica é uma das mais importantes e merece sua total atenção. Transforme desafios em oportunidades. 

São muitas as leis que estão sendo publicadas e começando a vigorar requerendo aplicação prática. Com isso, cada vez mais, o DP ficará mais especializado e, por consequência, precisará de mais especialistas. 

Afinal, quanto mais complexa se torna a burocracia que envolve o DP, menos profissionais saberão sobre ela. Portanto, é momento de valorização do Departamento Pessoal. 

A hora é essa! Aproveite esse momento de burocracia para valorizar o DP e seus profissionais. 

2. Fique atento ao eSocial 

Abandone de uma vez por todas a crença de que o eSocial vai acabar!  

Invista no seu conhecimento. Todas as informações relacionadas aos trabalhadores devem ser enviadas ao eSocial pela equipe do Departamento Pessoal. 

Por isso, é necessário estar atento a possíveis mudanças e atualizações no sistema, a fim de garantir que sejam cumpridas todas as obrigações acessórias da empresa.  

3. Seja imprescindível, já que nem todos são insubstituíveis 

E como ser insubstituível no Departamento Pessoal? Simples. Seja pontual, sorridente, amigável com as pessoas e fique à disposição da empresa onde você trabalha. 

Pense nos resultados da sua empresa e do cliente da sua empresa. Tenha timing, ou seja, mantenha-se atualizado e saiba o que está acontecendo no tempo certo ou, até mesmo, antecipe-se. 

Desenvolva sua comunicação e estude sobre a liderança. 

4. Antes de pagar as dívidas, invista em seu maior patrimônio que é seu conhecimento 

Antes de pagar aos outros, pague-se. Isso quer dizer que o melhor investimento, ou o primeiro dele, tem de ser feito na sua capacitação profissional. Porque é, justamente, esta capacitação que irá te tornar um profissional de Departamento Pessoal imprescindível. 

Não deixe de estudar! Não pare de se atualizar! Invista em cursos e acumule conhecimento para si e para repassar à sua empresa. 

5. Saiba sobre Tributação Trabalhista e Previdenciária 

Esta é uma dica para quem tem um conhecimento mais avançado, mas quem ainda não o tem, pode tê-lo. Para isso, basta estudar e colocar tudo em prática. 

Saiba fazer os cálculos sem precisar de sistema. Aprenda a fazê-los na calculadora. 

6. Mostre o que você sabe e ajude outras pessoas 

Essa dica é importante e extremamente válida! 

Com base na pirâmide de aprendizagem de William Glasser já está comprovado que é possível reter até 95% do conhecimento quando ensinamos. E de quebra, ainda se ganha mais autoridade no assunto ensinando aos outros a partir do nosso próprio conhecimento profissional.  

Mas, é claro, que é preciso ter este conhecimento para poder transmiti-lo a quem ainda não sabe ou tem dúvidas sobre o assunto.   

E o que nos mostra a pirâmide William Glasser? Como se dá o nosso processo de aprendizagem?  

Ele acontece da seguinte forma: 10% quando lemos, 20% quando ouvimos, 30% quando observamos, 50% quando vemos e ouvimos, 70% quando discutimos com outras pessoas, 80% quando fazemos e 95% quando ensinamos aos outros. 

7. Tenha presença digital 

Nos dias atuais e com tantas plataformas de comunicação na internet é inadmissível ficar de fora delas. É fundamental ter, sim, presença digital e saiba que, primeiro você aparece e depois, como consequência, você cresce. 

Em tempos de redes sociais, não basta ser bom naquilo que você faz ou entende. É preciso também mostrar que é bom e que você tem autoridade naquele assunto ou segmento. 

Então, lembre-se que a sequência é exatamente esta: SER – FAZER – TER. Não é possível seguir o inverso disto. Não haverá resultados positivos. Portanto, esteja presente no Facebook, principalmente ajudando os grupos de estudos que existem por lá.  

Também esteja presente no Linkedin, mantendo seu currículo sempre atualizado nessa rede social e, por fim, faça-se presente no Instagram criando seu perfil profissional e disponibilizando conteúdo próprio sobre o seu conhecimento. 

E, então? Gostou de saber sobre estas 7 dicas para crescer no Departamento Pessoal? Continue acompanhando nossos artigos e cresça dentro do DP.

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Outro artigo de interesse: https://blog.nith.com.br/8-principais-rotinas-departamento-pessoal/
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