Receba nossas notícias em seu e-mail:

7 dicas para melhorar as rotinas do Departamento Contábil

Neste artigo, vamos te ajudar a otimizar o seu dia a dia, seja na empresa ou no escritório contábil em que atua, e te dar dicas de como melhorar os resultados das suas entregas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
rotina departamento contábil
Com as tarefas contábeis do dia a dia, a elaboração e emissão de relatórios, a contabilização de documentos, as obrigações fiscais, os controles de lucro real e presumido, nem sempre temos tempo para pensar em como melhorar as rotinas do Departamento Contábil, não é mesmo?

Inscreva-se gratuitamente n’A Revolução do eSocial

Se você também sofre com essa dificuldade, este conteúdo é para você. 

Neste artigo, vamos te ajudar a otimizar o seu dia a dia, seja na empresa ou no escritório que atua e te dar dicas de como melhorar os resultados das suas entregas.

Quais são as rotinas do Departamento Contábil?

O papel do contador é consolidar e inserir novas informações de outros departamentos no sistema contábil do escritório ou da empresa, além de elaborar relatórios contábeis, seja de forma manual ou automatizada.

Entre as rotinas estão contabilização dos documentos, elaboração de balancetes mensais, balanço anual, demonstrativo de resultados, demonstração de fluxo de caixa, controle do ativo imobilizado, apuração e controle do lucro real e lucro presumido, assessoramento e acompanhamento da variação patrimonial, escrituração contábil digital, aplicação de norma internacional de contabilidade (IFRS) e elaboração de declarações, como DCTF, PER/DCOMP, entre outras.

Além de tudo isso, é fundamental que você entenda a rotina de todos os departamentos da sua empresa, pois, muitas delas, acabam impactando no seu trabalho. 

Procure entender o que cada setor faz e todas as informações que considerar importante para o seu dia a dia.

Dicas para melhorar as rotinas da área contábil

1 – Comunicação entre departamentos: a primeira dica é melhorar a comunicação com toda a equipe.

Estipule reuniões com os demais departamentos, crie maneiras de socializar as informações, faça reuniões com o cliente em conjunto.

Evite que seu cliente vá ao escritório várias vezes no mês para fazer reuniões com diferentes setores.

2- Conheça o seu cliente: entenda o negócio, qual é o pagamento tributário, o faturamento e o porte do seu cliente.

Você precisa fazer um acompanhamento próximo e ter cuidado com cada detalhe do seu cliente.

Quando entrar um cliente novo, procure entender tudo que está relacionado à respectiva empresa, converse com outros departamentos, pois, se você não souber essas informações, não entenderá quais são as demonstrações contábeis que você precisa elaborar para ele, por exemplo.

3 – Verifique a melhor maneira de receber a documentação: na hora de receber as informações por parte do cliente para fazer a escrituração, entenda qual é a melhor maneira para você e para o cliente trocarem informações, seja em meio digital ou físico.

4 – Crie checklist: tenha tudo sobre a sua rotina anotado com entregas, prazos, obrigações acessórias e impostos. Hoje em dia, existem sistemas de gestão que podem te ajudar nessa organização.

Mas se não tiver um sistema, crie um checklist no Excel ou até em uma agenda de papel.

Isso te ajudará e muito a organizar a sua rotina, entendendo as prioridades.

5 – Mantenha contato com os clientes: converse com o seu cliente frequentemente e entenda as necessidades dele, redefina prazos, aponte a situação do negócio, elabore uma agenda de reunião.

Entregue sempre mais ao seu cliente.

6 – Utilize o software a seu favor: conheça o software contábil junto à equipe de TI da empresa ou do escritório, reduza os registros manuais, pois você ganhará tempo.

7 – Capacite-se profissionalmente: procure estudar sempre, fazer cursos e participar de palestras online ou presenciais.

Conheça as normas da contabilidade para entregar sempre um bom resultado para o seu cliente.

Nesse sentido, você pode contar com a nossa equipe da Nith Treinamentos, que está sempre disposta a te ajudar, levar conhecimento e trabalhar junto com você.

Siga as nossas dicas e entenda qual delas se encaixa no perfil da sua empresa.

Essas são só algumas, mas há muitas outras práticas que podem te ajudar na rotina do departamento contábil.

Gostou deste artigo? Não deixe de nos acompanhar por aqui, pois sempre trazemos conteúdo para contribuir com seu crescimento profissional.

Inscreva-se gratuitamente n’A Revolução do eSocial

Outro artigo de interesse: https://blog.nith.com.br/mapa-de-riscos-aprenda-como-fazer/

Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas? Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook

Deixe um comentário