ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA VER DEPOIS

Nem todos os livros de contabilidade são totalmente técnicos. Muitos deles trazem um conteúdo rico em assuntos relacionados à área contábil, financeira e econômica.

E isso ajuda aos contadores manter o bom hábito da leitura tornando-a mais prazerosa e ampliando a visão profissional acerca da área contábil, fiscal e financeira. Ler precisa estar na rotina de todos.

E, no caso dos profissionais contábeis, que trabalham diretamente com assuntos ligados à legislação manter-se atualizado diante de tantas mudanças é fundamental. E a leitura de livros de contabilidade é um bom caminho.

nithflix nith

Por isso, listamos 6 livros que os profissionais contábeis devem ler a fim de se aprimorar, atualizar e ficar antenado às exigências do mercado de trabalho.

  1. Contabilidade Tributária 

livros de contabilidadeSe você, contador, quer atuar na área tributária ou têm algumas dúvidas em relação a este assunto, marque aí o nome deste livro: “Contabilidade Tributária”, de Láudio Camargo Fabretti.

nithflix

O autor traz, neste livro de contabilidade tributária, vários conceitos tributários de maneira muito clara e didática. Dessa forma, torna-se fácil utilizar as informações tanto no contexto empresarial quanto no educacional. Em 2015, esse livro chegou à 15ª edição.

Principalmente, porque a “Contabilidade Tributária” é, de fato, um dos livros mais usados pelos palestrantes, pelas instituições de ensino e por quem ministra cursos.

Ele enfatiza a responsabilidade e a função que o contador tem nessa nova contabilidade que exige cada vez mais conhecimento em geral, ao mesmo tempo em que também exige aprofundamento em outras áreas da rotina contábil.

  1. Como fazer amigos e influenciar pessoas

livros de contabilidadeVocê pode achar, num primeiro momento, que este livro nada tem a ver com contabilidade, mas tem, sim! Nos dias de hoje, o contador é uma pessoa influente que atua como gestor da empresa.

É o contador que fornece os dados mais importantes para o processo de tomada de decisões na empresa onde trabalha ou para quem prestar seus serviços. É, praticamente, um livro de contabilidade gerencial.

Por causa disso, os contadores precisam estar cientes de que precisam aprender a desenvolver a liderança. Até porque, depois que você já estiver atualizado com as últimas mudanças terá de focar no modo como se relaciona com as pessoas.

Neste livro, de autoria de Dale Carnegie, está claro e evidente que 15% do sucesso financeiro de uma pessoa refere-se ao seu conhecimento técnico enquanto o restante está relacionado diretamente às habilidade de lidar com outras pessoas.  

Portanto, ler “Como fazer amigos e influenciar pessoas” tem, sim, muito que ensinar e contribuir para a rotina de trabalho dos contadores. Anote aí para você tê-lo dentre os livros de contabilidade que você precisa ler.

  1.     Manual de Contabilidade Societária

É, praticamente, uma leitura obrigatória! O “Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC” é um dos principais e mais importantes livros de contabilidade que precisam ser lidos.

Os professores e autores, Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins, Ernesto Rubens Gelbcke e Ariovaldo dos Santos são renomados no setor da contabilidade e fizeram deste livro a “Bíblia dos contadores”, também conhecida como FIPECAFI.

Esse livro traz interpretações, orientações e pronunciamentos emitidos pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) que buscam tornar a contabilidade mais harmônica no nosso dia a dia por meio da adoção das IFRS, também conhecidas como normas internacionais de contabilidade.

  1.     Contabilidade de Custos

livros de contabilidadeVocê já conhece a área de custos? Pois saiba que ela é ampla e oferece muitas possibilidades de atuação na área contábil. Inclusive é uma área de atuação que tem forte destaque nas indústrias.

E se você quer se preparar melhor para esse desafio tem como meta ler o livro “Contabilidade de Custos”, do autor Eliseu Martins. Você irá entender sobre muitas nuances sobre a metodologia e classificação de custos, por exemplo.

Embora seja um dos livros de contabilidade extremamente técnico, ele apresenta uma linguagem acessível que auxilia no conhecimento de conceitos básicos de custos.

Você também irá ler a respeito das metodologias de custeamento e o uso correto das informações para a tomada de decisões.

Ao ler este livro fique tranquilo, porque ele já traz as principais mudanças relacionadas à atualização de normas que ajudaram a modificar a contabilidade no Brasil.

  1. Pai rico, pai pobre

livros de contabilidadeE, agora, o convite é para você, contador, sair do óbvio. Que tal focar nas próximas gerações, no futuro? O livro “Pai Rico, Pai Pobre”, dos autores Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter, apresenta a contabilidade por outro ângulo.

Nele, os conceitos da vida comum e dos agentes econômicos, como, por exemplo, mercado de ações e empregadores, estão envolvidos de um modo que fica fácil identificá-los para que possam ser conhecidos.

O poder de aplicação de “Pai rico, pai pobre” é tanto que este livro de contabilidade básica circula em 97 países e já foi traduzido para mais de 46 idiomas. E por que esta leitura é interessante para os contadores?

A resposta é simples e supervaliosa. Este livro traz mais do que conceitos contábeis. Ele traz ensinamentos que devem fazer parte da rotina tanto dos profissionais de contabilidade quanto das demais pessoas que buscam ter um equilíbrio na vida financeira.

Outro motivo é o fato de que “Pai rico, pai pobre” pode servir de material de apoio na educação contábil e financeira de alunos jovens e adolescentes e também de crianças.

O importante é que estes livros de contabilidade nos ajudem a pensar sempre fora da caixa, de forma equilibrada e positiva.

  1.     Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto

livros de contabilidadeTodo contador que quer se destacar na área contábil, fiscal ou tributária tem de ler esse livro: “Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto”, do Instituto Endeavor. Principalmente, no atual momento de crise.

Sabe aquele contador que se mostra como sendo o salvador de negócios que estão à beira de crises gerenciais e administrativas seríssimas? Pois, então. Este livro é exatamente para esse perfil de contador.

Em seu conteúdo você vai encontrar mais de 50 empresários que dão seus depoimentos sobre as crises que atingem as empresas de grande e médio portes. A linguagem é fácil, acessível e inspira quem quer empreender com sucesso.

Se você é um dos milhares de contadores que desejam empreender e ser donos de seu próprio negócio a leitura deste livro de contabilidade é obrigatória. Ele trata do assunto contabilidade nas empresas com maestria.

Você irá ler depoimentos, por exemplo, do presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau. Ele é um dos grandes empresários brasileiros que perpetuou seus negócios por décadas enfrentando várias crises do Brasil.

Neste artigo, você pode conferir as várias opções de livros de contabilidade que precisam ser lidos pelos profissionais da área que querem desde literaturas mais técnicas até aquelas que mostram outros ramos de atuação.  

O contador que está aí tem um novo perfil profissional, mais dinâmico e com iniciativas , e ele precisa estar atento às mudanças e atualizações no setor.

E uma das alternativas mais eficazes e fáceis de se tornar hábito: lendo e relendo muito sobre o assunto. Inclusive, livros de contabilidade de vários setores e segmentos.

Por isso, continue acompanhando nosso blog e fique atento sobre tudo o que você precisa saber o mercado de contabilidade!

Acesse também o site Nith Treinamentos!

 

Publique seu artigo

Deixe uma resposta

Fechar Menu