ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Listamos 15 dicas para uma entrevista de emprego valiosas e que certamente te ajudarão a conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

Antes de mais nada, é importante ter em mente que a sua verdade deve prevalecer durante todo o processo, portanto, não tente encenar o papel de candidato ideal!

Falo isso, porque já presenciei muitos candidatos perderem boas oportunidades simplesmente porque tentaram parecer o melhor para a vaga e a “encenação” acabou não sendo apreciada pelo recrutador.

Abaixo, outras dicas importantíssimas sobre como se comportar na hora da entrevista:

1-) Seja Pontual! Ser pontual, significa chegar no mínimo com 15 minutos de antecedência e também envolve outros fatores como: descobrir antecipadamente onde fica o local do processo seletivo, consultar as condições climáticas e de trânsito nos arredores do local, descansar e dormir bem na noite anterior.

nithflix

2-) Cuidado com o que veste! A entrevista de seleção é um compromisso formal. Evite bonés, chinelo, roupas extravagantes, decotes, etc. Não estou falando que você precisa comprar uma roupa cara para o processo, não é isso.

Apenas faça uso de uma roupa que combine com a formalidade que o evento pede. afinal, a sua imagem representará o primeiro impacto que você causará em quem estiver te avaliando.

nithflix

Cuidado com mau hálito, odor por conta de suor excessivo, cheiro de cigarro ou bebida alcoólica, são questões até simples mas que já derrubaram muita gente.

3-) Não faça uso de gírias, muito menos palavrão e nem tente ser o “descolado” da galera. Você  lembra que a entrevista é um evento formal? Por mais comunicativo e sociável que você seja, o exagero nunca te ajudará a alcançar aquela vaga tão almejada.

Uma coisa é sentir-se confortável dentro da entrevista, isso é positivo; outra, bem diferente, é comportar-se de maneira informal ou íntima com quem estiver te entrevistando. Nunca, nunca mesmo, aja com intimidades com quem te avalia, ainda que você já conheça o recrutador.

4-) Olhe o entrevistador nos olhos! Quando você deixa o olhar disperso e fica encarando a porta, a mesa ou a janela, acaba transmitindo insegurança, incômodo, nervosismo pra quem está te avaliando e isso nunca soará como positivo.

Um outro fator: ninguém gosta de ser encarado por muito tempo, nem os recrutadores. Quando você olha nos olhos de quem te entrevista, pode ser que até esta pessoa fique um pouco incomodada com a situação e comece a desviar o olhar.

Mas, cuidado, olhar nos olhos não significa congelar sua visão nas pupilas de quem te avalia. Uma boa dica é alternar os pontos fixos entre olhos e nariz, claro, sempre transmitindo naturalidade no olhar.

5-) Cuidado com o Português! Erros de escrita, pronúncia ou concordância. Na dúvida, consulte antes o significado das palavras ou use sinônimos e jamais faça uso de jargões, frases clichês ou de efeito apenas para aparentar um certo grau de “intelectualidade”.

6-) Conheça a sua Trajetória Profissional! Por mais óbvia que esta dica possa parecer, conheço bons candidatos que já se confundiram com datas, empresas, cargos, cursos e acabaram comprometendo a sua entrevista.

Se preciso for, leve uma cópia impressa do seu currículo e, em caso de dúvidas, confirme a informação a ser transmitida.

7-) Desligue o Celular! A não ser que você esteja passando por uma situação extremamente emergencial, o celular deve ficar desligado durante uma entrevista de emprego.

A simples vibração de uma mensagem recebida pode te desconectar do processo, imagine então o toque de uma ligação. Não corra riscos, sempre desligue o aparelho.

8 -) Controle a Ansiedade! Não! Você não conseguirá controlar 100% da sua ansiedade, impossível.O que você terá que fazer é procurar meios de diminuir os seus efeitos, seja fazendo algum exercício físico antes da entrevista, meditar, ouvir uma música que te relaxe ou, até mesmo, não fazer nada, ficar em silêncio.

Faça uma análise do que pode te ajudar neste momento e coloque em prática.

9-) Nunca Minta! Já ouviu aquela história de que a mentira tem perna curta? Imagine então mentir para um profissional de recrutamento e seleção que conhece muitas técnicas comportamentais.

Seria uma escolha suicida, concorda? Pois bem, em nenhuma hipótese acredite que mentir pode ser positivo em uma entrevista.

10-) Seja Objetivo! Algumas pessoas, principalmente movidas pelo nervosismo, acabam se alongando demais em algumas respostas.

Seja objetivo, mas sem ser resumido demais,. Responda o que lhe está sendo perguntado, mas não aja com prolixidade. Pode ter certeza que se o recrutador ficar com alguma dúvida, ele buscará saná-la.

11-) Não fale mal de empregos anteriores! Ainda que você esteja almejando uma vaga no concorrente direto da sua antiga empresa, nunca ache que falar mal do emprego anterior te ajudará no atual processo.

Uma coisa é ser crítico e apresentar de maneira profissional os motivos que fizeram a antiga relação de trabalho não evoluir. Outra coisa bem diferente, é tentar queimar o filme deste ex empregador. Atitudes assim são vistas como negativas e podem acabar te custando a tão sonhada vaga.

12-) Cuidado com as perguntas sobre Pontos Fortes e Pontos Fracos e sobre Qualidades e Defeitos.

Perguntas sobre estes assuntos sempre surgirão nas entrevistas de emprego e o que você pode fazer pra não ser pego de surpresa é já ir de casa com as respostas em mente.

Isso mesmo, já responda pra si mesmo, alguns defeitos e qualidades que possui e por que você os julga como relevantes. A mesma coisa você pode fazer com os pontos fortes e fracos.

13-) Esteja preparado para uma Entrevista por Competências! A entrevista por competência é uma ótima oportunidade de se perceber como um candidato se comportará no futuro baseado em experiências do passado.

Desempenhos positivos no passado podem representar desempenhos positivos no futuro. Assim sendo, é comum que os recrutadores peçam que você detalhe experiências profissionais vivenciadas, os resultados alcançados e, sem dúvidas, você tem que estar preparado pra essa etapa tão importante.

Para te ajudar nesse momento, redija um histórico das suas conquistas em outras empresas, em quais áreas você foi determinante para que a organização alcançasse resultados positivos.

Levante as suas competências profissionais e o quanto elas poderão ser aproveitadas caso seja você o escolhido para assumir a vaga dentro do atual processo de seleção.

14-) Mostre-se Confiante e Confiável! No decorrer de todas essas dicas ficou bem clara a importância de ser autêntico e confiante em uma entrevista.

Mais do que analisar friamente o seu currículo, o recrutador também avalia pontos relacionados ao seu comportamento e personalidade para poder escolher os melhores candidatos.

É nesse ponto que transmitir confiança faz toda a diferença. Sempre entregue ao avaliador a melhor e mais verdadeira versão de si mesmo.

15-) Ao final da entrevista de seleção e caso ainda não tenha ficado claro, aproveite para esclarecer eventuais dúvidas com o recrutador, como: próximas etapas do processo, comunicação do resultado ou questões relativas ao cargo ou à empresa.

Colocando em prática todas estas dicas, certamente as suas chances de contratação aumentarão consideravelmente.

*Esse artigo foi escrito por Eder Barreto Mourão. Especialista em Direito do Trabalho, Previdenciário e eSocial. Graduado em Gestão de RH, ministra cursos presenciais sobre o eSocial e rotinas relacionadas à area de RH desde 2017.

Você também pode escrever para o Blog da Nith, basta clicar aqui.

Conheça nossos cursos para Desenvolvimento Profissional, assinando o Nithflix.

Publique seu artigo

Alessandra Farias

Copywriter na Nith Treinamentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu