12 habilidades essenciais para ter sucesso no trabalho

Se você é um recém-formado em busca de melhorar sua carreira ou um profissional experiente que procura garantir sua próxima promoção, precisa se perguntar quais são as habilidades mais importantes que precisa desenvolver para chegar aonde deseja.

Embora seja, obviamente, importante impulsionar os potenciais mais buscados pelo seu setor, suas habilidades pessoais também são essenciais para obter sucesso. Elas têm a ver com a maneira como você funciona no local de trabalho e interage com outras pessoas. E, embora não sejam ensinadas na sala de aula ou mensurados, são características que todos precisamos ter.

Independentemente da carreira escolhida, construir habilidades sociais é fundamental para que você possa se destacar em um cenário competitivo.

Veja, abaixo as 12 competências sociais necessárias para ter sucesso:

1. Capacidade de aprendizado

Começaremos com a capacidade de aprendizado porque é sem dúvida a habilidade mais importante que você precisará para ter sucesso. Alvin Toffler disse: “Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que incapazes de aprender, desaprender e reaprender”. Isso ocorre porque, em um ambiente em que novas habilidades surgem tão rápido quanto pessoas saem de cena, o sucesso é menos sobre o que você já sabe e mais sobre adaptar seus potenciais, aumentando e expandindo sua base de conhecimento, para que seja possível usar novas informações e habilidades para responder a qualquer demanda.

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2. Resiliência

Reveses e falhas fazem parte da vida, mas a maneira como você escolhe lidar com esses obstáculos é o ponto fundamental para o sucesso. Resiliência é a capacidade de se recuperar diante de obstáculos e falhas. Quando você é resiliente, não se concentra nos altos e baixos. Em vez disso, permanece focado em seus objetivos de longo prazo e nunca perde a confiança em sua capacidade de conquista. Ao ajudá-lo a enfrentar desafios e dificuldades, a resiliência também permite lidar com o estresse de maneira mais positiva.

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3. Agilidade

À medida que o cenário de trabalho muda, aprender a ser ágil é uma habilidade crítica, pois as soluções de ontem não resolvem os problemas de amanhã. Ser um profissional ágil é trocar a marcha quando o contexto exige e responder segundo as necessidades do seu local de trabalho, clientes ou tendências do setor.

4. Colaboração

Em nosso mundo cada vez mais hiperconectado, não é mais esperado que trabalhemos apenas como indivíduos. Nossos projetos tornaram-se mais complexos, de modo que a capacidade de trabalhar efetivamente como parte de uma equipe também ganhou importância. Dada a natureza cada vez mais global do trabalho, é fundamental ter capacidade de colaborar, compartilhar conhecimento e contribuir para times que podem capitalizar uma diversidade de pensamentos e perspectivas de maneiras que todos possam se beneficiar.

5. Comunicação verbal

Avançar na carreira não diz respeito apenas ao que você fez para tal. Há uma boa chance de que, em algum momento de sua trajetória, você precise usar fortes habilidades de comunicação verbal para poder vender suas ideias, produtos ou serviços. Seja falar sobre o seu valor diante de uma possível promoção, apresentando-se como parte de um projeto de equipe ou em um palco, precisará se comunicar bem e transmitir ideias fortes e persuasivas.

6. Comunicação escrita

Vivemos em uma era de tuítes e áudios, mas boas habilidades de comunicação por escrito ainda são importantes quando o assunto é sua carreira. Seja para enviar e-mails profissionais, falar com um cliente ou entregar um plano de negócios coerente. Independentemente da finalidade, você deve se comunicar com rapidez, precisão e eficácia.

7. Empatia

A capacidade de simpatizar com as pessoas ou ver as coisas da perspectiva delas ao entender suas emoções e reações é uma parte fundamental de como interagimos uns com os outros. Comunicar-se de forma genuína e autêntica é vital porque, mesmo nos casos em que você discorda de seus colegas de trabalho sobre elementos de um projeto, por exemplo, a empatia permite demonstrar que eles estão sendo vistos e ouvidos.

8. Criatividade

A criatividade é uma habilidade crucial e que todos precisamos, porque, em tempos de rápidas mudanças, os empregadores valorizam funcionários que podem olhar além do presente e imaginar possibilidades futuras para sua empresa. Trabalhadores criativos são os que perguntam o porquê. Eles questionam, são curiosos e, ao fazê-lo, desenvolvem novas ideias e soluções.

9. Resolução de problemas

Com que frequência você vai além do seu trabalho imediato, conforme designado, e usa conhecimentos mais profundos, fatos e dados para identificar lacunas e resolver problemas? Ser um bom solucionador é essencial. Os empregadores valorizam quem enfrenta os desafios por conta própria ou como membro efetivo de uma equipe, definindo os problemas, fazendo brainstorming de alternativas, compartilhando pensamentos e depois tomando as decisões certas.

10. Liderança

A importância de uma boa cultura nas empresas não pode ser exagerada; portanto, ter as habilidades necessárias para treinar e capacitar outras pessoas e motivá-las a fazer o melhor trabalho é de grande valor para o sucesso.

11. Negociação

Seja em discussões salariais, para finalizar um acordo com um cliente ou tentar encontrar um terreno em comum com seus colegas de equipe durante um projeto, ter habilidades de negociação fortes e eficazes é extremamente importante. Ser um bom negociador permite alcançar objetivos enquanto você constrói relacionamentos, o que é uma parte significativa do sucesso profissional.

12. Tecnologia

A tecnologia avança em um ritmo sem precedentes, portanto, além das habilidades técnicas necessárias para o seu trabalho, acompanhar a tecnologia é essencial por conta das ferramentas que podem ajudá-lo a gerenciar sua carreira, diferenciar-se no mercado, deixar sua marca e criar os relacionamentos que você precisa para ter sucesso.

Fonte: Forbes Uol 

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A área de Consultoria Trabalhista está em uma incrível expansão e as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais capacitados para aplicar tudo corretamente, conforme determina a Legislação Trabalhistas.

São questões que envolvem:

  • Admissão e desligamento de funcionários;
  • Rotinas de pagamentos de tributos;
  • Pagamentos de encargos sociais, etc.

E outros processos relacionados a rotina da área de pessoal, identificando eventuais problemas para então apresentar soluções e regularizá-los.

Exatamente por isso que as empresas estão cada vez mais buscando consultores especializados na área trabalhista, com o intuito de prevenir processos trabalhistas e autuações.

Isso garante a empresa a segurança jurídica que TODAS, sem exceção, buscam.

E muitas empresas hoje enfrentam uma série de processos trabalhistas por terem negligenciado o serviço de consultoria trabalhista. Qual o resultado? Grande parte está correndo o risco de falir para arcar com todas as multas e indenizações.

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GABRIELA REITZ PETRI é Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Perícia Contábil, Trabalhista e Previdenciária. Atua como Consultora Contábil, é Geradora de conteúdos na área Contábil, Prestadora de Serviços Jurídicos – Cálculos Judiciais, Especialista em eSocial e Professora Parceira da Nith Treinamentos. Também é a idealizadora do “Vade Mecum de SST” e “Vade Mecum de eSocial”, materiais que reúnem a legislação completa de ambos os assuntos e já ajudou muitas pessoas da área na hora de cumprirem com suas obrigações e sanarem suas dúvidas. 

Marileisa Gonçalves

Há 8 anos na área de departamento pessoal, atua como Analista de Conteúdo na Nith Treinamentos. Marileisa é Bacharel em Administração pela Univali e Especialista em eSocial pela Nith Treinamentos. Apaixonada por compartilhar conhecimentos e informações sobre a área trabalhista, dedica seu tempo em procurar o que há de mais novo para te entregar em primeira mão.

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