Receba nossas notícias em seu e-mail:

10 dicas para ser um bom profissional de SST

No nosso novo artigo, aprenda 10 dicas para ser um bom profissional de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
ead sst 1

Nesse mundo corporativo tão competitivo, ser um profissional de destaque, muitas vezes, é um desafio, não é mesmo? E isso se aplica também no segmento de Saúde e Segurança do Trabalho.

Inscreva-se gratuitamente n’A Revolução do eSocial

Se você é um profissional de SST e quer melhorar seu desempenho profissional, ou até mesmo está começando e quer saber como aplicar boas práticas nessa carreira, separamos aqui neste artigo 10 dicas que irão te auxiliar nesse caminho.

Os desafios dos profissionais de SST

Nos últimos anos, o mercado de trabalho e a área trabalhista estão vivendo uma grande revolução, sobretudo, na área de Saúde e Segurança do Trabalho. 

Diante desse cenário, existe a exigência de que esses profissionais também acompanhem esse processo de transformação na respectiva área de atuação. 

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e, por isso, as habilidades dos profissionais precisam ser ainda mais bem desenvolvidas, já que as relações de trabalho estão mudando.

A área de segurança do trabalho está cada vez mais informatizada, levando os profissionais a se adaptarem a esse cenário.

Saiba como se tornar um bom profissional de SST

Uma coisa é certa: não existem fórmulas mágicas ou receitas para ser um bom profissional de SST, mas com algumas atitudes certamente você vai se destacar no mercado de trabalho.

  1. Invista em sua formação

Para ser um profissional reconhecido, investir na sua formação é fundamental. Estudar e agir faz as coisas acontecerem!

Fique sempre atualizado e esteja atento às novas tecnologias. Participe de cursos, eventos e palestras. Faça networking, leia livros e pesquise bastante.

2. Domine os programas de informática

Hoje em dia, muitos profissionais de SST têm dificuldades em lidar com programas de informática básicos, como Word, Excel, Power Point. Nessa área há muitos outros e você precisará saber como operar essas ferramentas.

3. Escreva corretamente

Tente sempre escrever da forma mais correta possível. Você precisa desenvolver a escrita adequada, pois no ambiente corporativo, você precisará escrever e-mails, relatórios e muitos outros documentos.

Uma dica para conseguir escrever melhor é ler bastante, pois ajuda a identificar os erros com mais facilidade.

4. Conheça a empresa onde trabalha

Essa é uma dica importante, pois você precisa entender as regras, normas, processos e valores da empresa que trabalha ou presta serviço.

Conheça também as instalações, as pessoas, quais são máquinas e equipamentos, prestadores de serviços e fornecedores, pois em tudo isso há riscos.

5. Esteja presente no chão da fábrica

Você precisa estar presente onde as atividades estão sendo desenvolvidas, ou seja, no setor produtivo, para identificar os riscos e fiscalizar como os trabalhadores executam suas atividades.

A ideia é sempre orientar e também ajudar na solução de problemas. Além disso, é justamente nesse setor onde estão os maiores riscos, que precisam ser prevenidos.

6. Ganhe a confiança dos funcionários

Trabalhe bem a relação interpessoal com toda a equipe para que os trabalhadores atendam às suas orientações. Gritar e dar broncas não resolve o problema. Você precisa ser reconhecido como um orientador.

7. Respeita hierarquia da empresa

Não esqueça que, por mais que você seja um profissional de SST, que tem um papel de orientação e cobrança, o correto é que tudo seja conversado antes com o gestor daquele setor.

8. Lidere pelo exemplo

Você precisa dar o exemplo para que todos sigam. Se você quer que as pessoas sigam as normas de segurança, você será o primeiro a respeitá-las.

Tenha também hábitos de prevenção, como não fumar ou usar o  EPI, por exemplo. Faça prevenção até fora do trabalho.

9. Domine as técnicas de oratória

Você precisa saber como se comportar em palestras e reuniões, pois isso faz parte da sua profissão. Saber falar em público é essencial. Por isso, desenvolva a oratória.

10. Ame o que você faz

Quando você gosta de tudo que você faz tudo fica melhor e certamente, você vai colher bons resultados.

Gostou das dicas? Escreva o que achou nos comentários e compartilhe com seus colegas.

Inscreva-se gratuitamente n’A Revolução do eSocial

Outro artigo de interesse: https://blog.nith.com.br/sst-no-esocial-tudo-que-voce-precisa-saber/

Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas? Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook

Deixe um comentário