SE VOCÊ BUSCA CONHECIMENTO E quer ser um profissional atualizado, seu lugar é aqui!

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

eSocial: Tabela de Cargos – Como Atualizar e Qual sua Importância?

Olá, leitor do Blog da Zê, bom dia de sábado!

 

Como está a sua preparação para o início do eSocial? Você está esperando o seu sistema ser adaptado ao eSocial? Saiba que você está perdendo tempo. Sim, perdendo tempo. Existem várias atividades que já podem ser realizadas agora, antes da implantação do eSocial. Como atualizar a Tabela de Cargos, por exemplo.

 

CURSO ONLINE COMO IMPLANTAR O ESOCIAL

É sobre isso que trato no meu curso online “Como Implantar o eSocial“, um treinamento que foi planejado em todos os detalhes para auxiliar você a se preparar AGORA e já desenvolver várias atividades. Veja todos os meus cursos online no link http://cursos.nith.com.br.

 

TABELA DE CARGOS x CBO

Uma das atividades que você pode fazer já é atualizar no seu sistema de gestão de pessoal atual – mesmo não estando atualizado ainda – é a Tabela de Cargos.

Por que fazer isso agora? Porque os dados que serão solicitados já constam no seu sistema. Porém, você enviará uma informação que o fisco nunca soube antes: o NOME que você dá para os cargos na sua empresa. Até agora – antes do eSocial, você só informava a CBO dos Cargos – Classificação Brasileira de Ocupações.

Baixe o “Livro de CBO” diretamente no site do Ministério do Trabalho, CLICANDO AQUI. Se o link não funcionar, entre em http://www.mtecbo.gov.br/

No vídeo abaixo eu comento sobre os problemas que podem ocorrer. E, tem outra coisa que não comentei no vídeo, mas aproveito o post, para tratar de outro alerta, que é sobre o o CNAE Preponderante. Ele está diretamente relacionado aos Cargos.

 

CNAE PREPONDERANTE – O QUE É?

Você sabe que deverá informar o CNAE Preponderante no eSocial, certo? E que o CNAE Preponderante é diretamente relacionado à atividade do estabelecimento, desde 2016 (comento no Curso Como Implantar o eSocial sobre o CNAE Preponderante). O CNAE Preponderante é aquele em que você usa o RAT (1, 2 ou 3%) para pagar a contribuição previdenciária dos Acidentes de Trabalho. Se quiser saber um pouco mais, veja a base legal: IN RFB 971/09, artigo 72.

 

RELAÇÃO CNAE PREPONDERANTE X TABELA DE CARGOS NO ESOCIAL X CBO

E qual a relação do CNAE Preponderante com a Tabela de Cargos e o CBO? Simples. Você indica o CNAE Preponderante e ele deve estar compatível com a atividade-fim da empresa. E para cada atividade-fim, existem cargos RELACIONADOS. Mas esse assunto vai esticar demais e depois faço outro vídeo e outro post.

 

PLANO DE AÇÃO – TEMPLATE GRATUITO

No vídeo eu comento sobre o Plano de Ação, ferramenta muito útil e necessária para implantar o eSocial. Caso ainda não saiba como fazer, leia meu post sobre o Plano de Ação para o eSocial CLICANDO AQUI e baixe gratuitamente o template CLICANDO AQUI.

 

E agora assista ao vídeo sobre a Tabela de Cargos. Aproveite para curtir o meu canal no Youtube, onde sempre posto vídeos interessantes sobre o eSocial e outras dicas da área trabalhista e previdenciária.

 

E aí, gostou do vídeo? O que você já está fazendo para a implantação do eSocial? Deixe seu comentário no post.

Bom final de semana!

Zenaide Carvalho

Sou Contadora, Administradora, especialista em Auditoria e Controladoria e apaixonada por capacitação e pelo Departamento Pessoal, área em que comecei a trabalhar há 35 anos.

Escrito e Publicado em 23/04/2016.

Pode ser compartilhado desde que citados autora e fonte (www.zenaide.com.br).

 

 

 

 

Postado por Zenaide


Pesquisar no Blog

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

logo-cinza-medio

          © 2016 · Todos os direitos reservados.

 

FALE CONOSCO: contato@nith.com.br - Tel (48) 3307-3021 - Whats (48) 99115-3303