SE VOCÊ BUSCA CONHECIMENTO E quer ser um profissional atualizado, seu lugar é aqui!

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

FAP 2016: Pesquise antes de rodar a folha de janeiro/2016.

O FAP – Fator Acidentário de Prevenção – para 2016 já está disponível para pesquisa NESTE LINK.

Pesquise o FAP antes de rodar a folha de pagamento de janeiro/2016. Ah, tem que esperar sair também a tabela de descontos previdenciários para rodar a folha.

A partir de 2016 o FAP passa a ser por ESTABELECIMENTO e pode ser diferente de uma filial para outra, fique atento! Na página de pesquisa você poderá ver o FAP de cada CNPJ de filial. Estou aqui imaginando uma empresa com várias filiais, como os bancos, por exemplo… haja pesquisa!

Verifique com o suporte do seu sistema de folha como fazer para informar o FAP por estabelecimento, pois alguns sistemas não foram alterados ainda, pelo visto… Algumas regras do FAP estão no artigo 72 da IN RFB 971/09, que você pode ler, CLICANDO AQUI.

O FAP é pesquisado com uma senha previdenciária que será solicitada na página de login. Se você não tem a senha, ou perdeu, pode criar uma NESTE LINK. Porém, já alerto: para criar a senha, você terá que ter em mãos o CNPJ, as GPS pagas e as GFIPs de vários anos anteriores, pois é uma espécie de QUIZZ (várias perguntas a serem respondidas e se você não acertar, pode tentar novamente. Ou usar o formulário para pedir a senha no CAC da RFB).

Fator-Acidentario-de-Prevencao

COMO INFORMAR O FAP NA GFIP

Na GFIP ainda deve-se informar o FAP com DUAS CASAS DECIMAIS SEM ARREDONDAMENTO, considerando que programa SEFIP não sofreu alterações para comportar a alíquota de 4 casas. Caso haja VALOR nas duas últimas casas decimais você deve recalcular a GPS e pagar com valor maior do que o informado na GFIP.

Ah, participe do nosso Grupo de Estudos da GFIP no Facebook, CLICANDO AQUI! Tem várias pessoas que podem ajudar com dicas e já temos mais de 10 mil participantes no grupo!

 

E NO ESOCIAL, COMO FICARÁ O FAP?

No eSocial o FAP deverá ser informado com as quatro casas decimais. Caso não seja informado corretamente haverá um BLOQUEIO do envio da informação e não poderá ser gerada a folha de pagamento.  Conheça o Curso Online Implantação do eSocial

 

 

CURSO ONLINE SOBRE FAP

Você faria um Curso Online sobre o FAP? Deixe seus comentários aqui no Blog! Estou captando informações sobre novos cursos online e talvez esse seja um bom tema para aprofundamento! O que você acha?

 

ARTIGOS ANTIGOS QUE ESCREVI SOBRE O FAP

Pode haver alterações nas recomendações antigas. Elas não substituem as informações da legislação atual sobre o FAP!

Caso você não saiba muito bem o que é o FAP, leia um artigo meu de 2010, CLICANDO AQUI!

Empresas não abrangidas pelo FAP: CLIQUE AQUI!

Contestação do FAP: CLIQUE AQUI!

 

Abraços, fique com Deus e até breve!

Zenaide Carvalho

Conheça o Curso Online Implantação do eSocial

 

Postado por Zenaide


Pesquisar no Blog

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

logo-cinza-medio

          © 2016 · Todos os direitos reservados.

 

FALE CONOSCO: contato@nith.com.br - Tel (48) 3307-3021 - Whats (48) 99115-3303