SE VOCÊ BUSCA CONHECIMENTO E quer ser um profissional atualizado, seu lugar é aqui!

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

eSocial: Não contrate palestra ou faça um curso sem ler este post antes e economize seu dinheiro

Sempre recebo vários convites para ministrar palestras sobre o eSocial. Só que às vezes recuso, dependendo do estágio do conhecimento sobre o eSocial, do público-alvo e do objetivo do contratante.

 

Como dizem os americanos: “save your money” (algo como “economize seu dinheiro”). Não contrate sem ler este post.

 

Palestra e diferente de treinamento.

 

Palestra é informativa, dura no máximo duas horas. Indicada para sensibilização de gestores, já que não há tempo para  detalhes sobre o eSocial.

 

Já o treinamento pode durar de um a três dias, dependendo de quem vai assistir e do que será analisado. Indicado para o pessoal do RH, DP e parte do treinamento também é indicado para outros profissionais da linha de frente, como do Contábil, Financeiro, Jurídico, Medicina do Trabalho, etc. Empresas, escritórios contábeis ou órgãos públicos precisam treinar seus colaboradores. E o treinamento é o mais indicado.

 

Já fiz algumas palestras gratuitas sobre o eSocial para todo o Brasil, detalhando algumas situações. Estas palestras e alguns vídeos estão disponíveis no meu canal do Youtube e outras no Curso Online Como Implantar o eSocial.

Indico a palestra para escritórios contábeis e empresas fazerem para seus clientes e gestores somente quando já há um Plano de Ação para o eSocial.

 

E o que seria esse “Plano de Ação”? Seriam as estratégias para a implantação e que exigirá mudança de procedimentos.  Aí você contrata uma palestra e já orienta sobre os novos procedimentos aos gestores.  Ou seja, contratar uma palestra por contratar é perder dinheiro. Save your money e não contrate uma palestra sobre eSocial se você não está neste estágio.

 

Antes, deverá ser feito o treinamento com seus colaboradores de DP e RH e definido os novos procedimentos para corrigir os erros com seus clientes. Veja meus vídeos sobre os Pontos Críticos do eSocial em meu canal do Youtube e você terá uma ideia sobre o que estou falando agora.

 

Se não pode um treinamento presencial, faça online. Cada um tem as suas vantagens e desvantagens.  Leia este meu post no Blog antigo sobre as diferenças entre treinamento presencial e online.

 

Também já elaborei uma Cartilha Sobre Novos Procedimentos  gratuita sobre isso – clique aqui para baixar - e a explico com detalhes no Curso Online Como Implantar o eSocial, onde está disponível uma palestra online que também já ministrei só sobre como fazer a Cartilha para todo o Brasil e que agora está disponível apenas para os participantes do Curso Online).

 

Indico a palestra também para a sensibilização de empregadores em geral, onde entidades empresariais e contábeis como Associações Comerciais poderão fazer para seus associados (gestores).

 

Para o pessoal da “linha de frente”, indico o treinamento. O motivo? Porque precisam saber DETALHES.  Gestores precisam ser sensibilizados e o mais recomendado é que eles tenham uma AÇÃO A TOMAR, após a sensibilização (mudar procedimentos em discordância com a legislação trabalhista e previdenciária é um deles).

 

Se você quiser conhecer mais sobre o eSocial ou passar para os gestores sem contratar um palestrante, use a palestra online e gratuita que está no meu canal no Youtube. Dura cerca de uma hora e você pode assistir com seus colaboradores e gestores. Também no me canal do Youtube tenho vários vídeos que chamei de “Minuto eSocial“. Use-os em sequência, para sensibilizar gestores.

 

Assim, antes de contratar, verifique em que estágio da implantação do eSocial a sua empresa, órgão público ou escritório contábil está, em relação ao eSocial.

 

São os colaboradores da linha de frente que precisam treinar e conhecer detalhes? Treinamento neles!

São gestores que precisam ser sensibilizados, porém com um Plano de Ação já elaborado para novos procedimentos adequados à legislação e ao eSocial?

Sem essas respostas, não contrate nada e assista aos vídeos gratuitos antes.  

 

Revisando os links úteis:

1) Para assinar meu canal no Youtube e assistir aos vídeos gratuitos sobre o eSocial (e outros), CLIQUE AQUI.

2) Para conhecer o Curso Online Como Implantar o eSocial, CLIQUE AQUI.

3) Para Baixar a Cartilha de Novos Procedimentos, CLIQUE AQUI.

3) Para receber uma proposta sobre palestra ou treinamento, informe o público-alvo, a quantidade de pessoas, local e datas previstas para o treinamento ou palestra, enviando-me um e-mail para zenaide@nith.com.br

 

Abraços e nos vemos na sala de aula presencial ou online!

Zenaide Carvalho

 

Postado por Zenaide


Pesquisar no Blog

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

logo-cinza-medio

          © 2016 · Todos os direitos reservados.

 

FALE CONOSCO: contato@nith.com.br - Tel (48) 3307-3021 - Whats (48) 99115-3303