SE VOCÊ BUSCA CONHECIMENTO E quer ser um profissional atualizado, seu lugar é aqui!

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

eSocial: Momentinho Peraí e 10 práticas que você pode fazer já!

Muita gente pergunta que tipo de prática pode ser feita no eSocial hoje, enquanto ainda não está aberto o ambiente de testes para o eSocial.

 

Como ministro treinamentos presenciais em diversos locais – alguns de um dia, outros de 2 ou 3 dias – nem em todos podemos fazer prática, mas já temos SIM algumas práticas para fazer nos treinamentos, porém só é possível nos treinamentos de 3 dias, onde podemos passar o programa do curso e ainda praticar o que é possível, antes do ambiente de testes abrir, com o uso de computador.

 

Nos cursos de 3 dias – com o uso do computador – executamos Plano de Ação, Cartilha de Novos Procedimentos, Qualificação Cadastral, pesquisamos CNPJ para ver se o CNAE Preponderante está registrado (sim, vai ter que estar no CNPJ), Pesquisa de Alíquota RAT e, quando o ambiente de testes estiver disponível, faremos também a prática de informar dados ao eSocial.

 

Nos cursos de 1 ou 2 dias não dá pra fazer, mas só orientar pra fazer, já que o tempo é curto demais. Mas tem muita coisa pra fazer ANTES do ambiente de testes ser liberado, leia a seguir 10 práticas e mais duas extras, sobre o que você pode (e deve) fazer agora, antes do eSocial entrar em vigor.

 

O que você pode fazer de prática para o eSocial antes do ambiente de testes abrir?

 

Depois que você tiver lido as mais de 500 (quinhentas) páginas do eSocial (sim, é uma pratica também, mas nem vou relacionar. Baixe a documentação técnica no portal www.esocial.gov.br), você pode executar, como sugestão:

 

1) Relacionar todas as não conformidades à legislação vigente.

 

2) Propor as MUDANÇAS das não conformidades, para evitar autuações e bloqueio de CND quando o fisco estiver com os dados que serão enviados ao eSocial. Você terá que ter um bom conhecimento da legislação trabalhista, previdenciária e também sobre eSocial

 

3) Na proposição de mudanças, elaborar uma Cartilha com os Novos Procedimentos (pegue o modelo clicando aqui)

 

4) Depois da Cartilha de Novos Procedimentos pronta, agendar reunião com os gestores. Use uns 15 minutos para apresentar o que é o eSocial. Pode usar os minutos eSocial que tenho no meu canal do Youtube) e os 45 restantes para apresentar os Novos Procedimentos, com a devida assinatura de um Termo de Responsabilidade.  Este termo tem valor psicológico, no comprometimento com as necessárias mudanças. No Modelo da Cartilha já tem este termo.

 

5) Conferir se o nome de todos os Cargos estão em conformidade com as CBOs (falo sobre isto em um vídeo, clique aqui para assistir) e já alterar no seu sistema atual.

 

6) Preencher o Plano de Ação para cada um dos eventos do eSocial para designar responsabilidades (pegue o modelo clicando aqui) e execução.

 

7) Fazer o “De/Para” na Tabela de Rubricas (Proventos e Descontos) com a Tabela 3 do eSocial (pegue o modelo clicando aqui)

 

8) Verificar que os Estagiários estão corretamente contratados segundo as regras da Lei 11.788/08 (veja o Minuto eSocial, clicando aqui)

 

9) Ver se a empresa está com os Programas de Medicina do Trabalho atualizados e atualizar. Você sabia que o PPP passará a ser eletrônico?

 

10) Conferir RAT x CNAE Preponderante, sendo o CNAE Preponderante adequado aos Cargos.

 

Extra1: Fazer a Qualificação Cadastral para os novos admitidos. O sistema ainda não está permitindo fazer em lote, mas em breve estará.

 

Extra2: Quando o seu sistema estiver adaptado ao eSocial, elaborar a melhor estratégia e fazer um Recadastramento dos Trabalhadores, agora já com os dados que serão exigidos no eSocial.

 

Extra3: Atualizar as Declarações de Dependentes para fins de Imposto de Renda (pegue modelo aqui), já incluindo o “ciente” do cônjuge (exigência da legislação atual).

 

E tem mais coisas, mas só vou colocar esses…

 

E se o ambiente de testes entrar em vigor no segundo semestre de 2016 – como está previsto – e você não tiver executado essas  práticas, vai levar um tempo para você entender o que será exigido para começar a praticar eSocial DE FORMA INTELIGENTE.

Amigos, não é só prática de INCLUIR DADOS. Esta é a mais MECÂNICA de todas as práticas.

 

Lembrem que a conexão dos dados com possíveis auditorias futuras do Fisco é a parte mais importante  (leia-se RFB e Ministério do Trabalho e Previdência Social)… não só digitar dados no eSocial… tem que saber O QUE ENVIAR, para evitar autuações.

 

Quer ficar mais esperto ainda sobre eSocial?

Dia 05/05/2016 às 20h ministrarei uma Aula Ao Vivo sobre as 5 habilidades que você deve dominar. Clique aqui e inscreva-se.

 

MOMENTINHO PERAÍ

momentinho

Se você não fizer essa prática – antes do eSocial entrar em vigor – vai entrar no “Momentinho Peraí”:

 

“- Hum… tem que informar isso no eSocial? Eu não sabia… Peraí um momentinho que eu vou ver como informar…”

 

E esse Momentinho Peraí vai levar HORAS até você ler tudo o que precisa e saber tudo o que precisa ser informado COM INTELIGÊNCIA, para evitar autuações e não cair nas trilhas de auditoria do eSocial.

 

Bom trabalho!

Zenaide Carvalho

Desenvolvedora do Treinamento Online “Como Implantar o eSocial“.

Escrito e Publicado em 25/04/2016.

Pode ser reproduzindo desde que citados autora e fonte (www.zenaide.com.br)

 

 

 

 

Postado por Zenaide


Pesquisar no Blog

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

logo-cinza-medio

          © 2016 · Todos os direitos reservados.

 

FALE CONOSCO: contato@nith.com.br - Tel (48) 3307-3021 - Whats (48) 99115-3303