SE VOCÊ BUSCA CONHECIMENTO E quer ser um profissional atualizado, seu lugar é aqui!

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

[Download e Palestra Gratuita] Por que a Tabela de Rubricas é a mais complexa do eSocial?

Das oito tabelas do Cadastro Inicial do eSocial, a Tabela de Rubricas (Tabela S-1010) é a mais complexa. Se enviada com dados errados, deixará o empregador vulnerável à autuações do Ministério do Trabalho e da Receita Federal do Brasil.

RESPONSABILIDADE

O MOS (Manual do eSocial) é claro: a responsabilidade é do empregador (no caso das empresas atendidas por escritórios contábeis, estes assumem a responsabilidade por seus clientes). Mesmo que o seu sistema de folha forneça a tabela “pronta”, a responsabilidade é do empregador. Ou do escritório contábil que o atende. E quem melhor para saber o que é tributável ou não, senão o empregador? Esta responsabilidade não pode ser transferida para a empresa que fornece seu sistema de folha de pagamento.

CÓPIA DA SUA TABELA DE PROVENTOS E DESCONTOS

Tal tabela exigirá de todos os empregadores o envio da SUA tabela de proventos e descontos – aquela utilizada na sua folha de pagamento, adaptada ao eSocial, que á Tabela S-1010.

E o que isto significa? Que mesmo antes de enviar a Folha de Pagamento (eventos de Remuneração), o fisco já saberá como a empresa tributa seus proventos – para fins de Previdência Social, FGTS e IRRF – e descontos. O fisco ainda saberá quais “verbas” transitam na sua folha de pagamento. Tudo legal, tudo baseado na legislação vigente.

 

REFLEXOS E REPERCUSSÕES

Ah, tem mais: o fisco também saberá de antemão se a empresa está “repercutindo” os reflexos do DSR (Descanso Semanal Remunerado), se está fazendo média (ou adicionando) alguns proventos – tais como horas extras e adicionais, por exemplo – no pagamento de férias, décimo terceiro e rescisão contratual.

 FISCALIZAÇÃO

Ao longo dos meus 35 anos atuando profissionalmente na área trabalhista nunca vi nada parecido. Antes isso só acontecia nas fiscalizações presenciais. É  a primeira vez que o fisco saberá de tudo que a empresa faz sem precisar fazer uma fiscalização. E de antemão. É necessário realmente fazer a Tabela de forma adequada à legislação vigente. Com calma e tempo, o que ainda temos antes do eSocial entrar em vigor. A hora é agora.

 

TABELA DE NATUREZA DE RUBRICAS OTIMIZADA – DOWNLOAD GRATUITO

Uma das primeiras ações em relação à Tabela de Rubricas (S-1010) é fazer a correlação de todos os seus proventos e descontos de folha de pagamento com a Tabela 3 – Tabela de Natureza de Rubricas – fornecida com o Manual 2.1 do eSocial. Para esta atividade, não precisa esperar o eSocial entrar em vigor. Recomendo que esse trabalho – que deverá ser feito de forma muito consciente.

A fim de auxiliar no entendimento da Tabela de Rubricas fiz a otimização da Tabela de Natureza de Rubricas – Tabela 3 do eSocial e farei uma Palestra Online gratuita no dia 15/02/2016 às 20h (horário de Brasília).

A Tabela 3 otimizada será útil para identificar na empresa quais as rubricas (proventos e descontos) melhor se adequam aos códigos fornecidos pelo eSocial.  Foram criadas mais 3 colunas, onde será possível analisar os proventos e descontos em uso pela empresa e correlacionar com os códigos de Natureza Tributária das Rubricas fornecida pelo eSocial.

 

PALESTRA ONLINE GRATUITA – INSCRIÇÕES ABERTAS

Explicaremos com mais detalhes como fazer essa correlação na Palestra Online Gratuita do dia 15/02/2016. Esta é a quarta palestra (já fizemos sobre Saúde e Segurança do Trabalho, Cartilha de Novos Procedimentos e Plano de Ação).

 

>>> Clique Aqui e Faça Download Gratuito da Tabela 3 – Natureza de Rubricas Otimizada.

>>> Clique Aqui e Inscreva-se na Palestra Online “Como Fazer a Tabela de Rubricas” – Dia 15/02 às 20h

 

ATENÇÃO! Recomendamos a quem for assistir à Palestra Online que faça download da Tabela 3 Otimizada e também reveja o leiaute da Tabela S-1010 (Tabela de Rubricas)

 

POR QUANTO TEMPO A PALESTRA FICARÁ DISPONÍVEL?

A Palestra Gratuita ficará disponível por 24 horas no mesmo link da inscrição para todo o Brasil e assim como todas as outras – depois só ficará disponível na Área VIP de Membros do Curso Online Como Implantar o eSocial.

 

Nos vemos lá!

Zenaide. Carvalho

www.esocialonline.com

Postado por Zenaide


Pesquisar no Blog

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

logo-cinza-medio

          © 2016 · Todos os direitos reservados.

 

FALE CONOSCO: contato@nith.com.br - Tel (48) 3307-3021 - Whats (48) 99115-3303