SE VOCÊ BUSCA CONHECIMENTO E quer ser um profissional atualizado, seu lugar é aqui!

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

Dia do Profissional da Contabilidade – 25 de abril – Parabéns para nós!

Eu tenho muito orgulho de ser contadora. Mesmo.

 

O dia 25 de abril é um dia para comemorarmos o Dia do Profissional da Contabilidade, que abrange Contadores e Técnicos. Há uma explicação para a data que você pode ler no site do CRCSP, clicando aqui.

 

SORTEIO

Para comemorar ainda mais, fizemos um Sorteio de 10 mimos para os colegas, em homenagem ao nosso dia. O sorteio está no Facebook, na Fanpage da minha empresa, Nith Treinamentos. Para participar e estar entre os 10 sortudos, CLIQUE AQUI e entre direto no post do Sorteio.

sorteiolivros

ABDP – Associação Brasileira dos Profissionais em Departamento Pessoal

Aproveito a data para parabenizar também àqueles que atuam em escritórios contábeis e não são contadores: os profissionais que atuam em Departamento Pessoal, já que para esta atividade não é necessário ter o curso técnico ou superior em Contabilidade. Eu sempre estimulo os Profissionais do DP a estudarem Ciências Contábeis, pois sei que é uma profissão excelente e cada vez mais respeitada. E agreguem os conhecimentos necessários ao Departamento Pessoal com outros cursos práticos ou até mesmo uma Pós-Graduação na área Trabalhista e Previdenciária.

Convido você para conhecer a mais recente vitória para o Departamento Pessoal. Está em fase de constituição legal a ABDP – Associação Brasileira dos Profissionais em Departamento Pessoal. Entre no site para conhecer: http://abdpbrasil.com.br.

 

NOSSAS RESPONSABILIDADES COMO PROFISSIONAIS CONTÁBEIS 

 

Sabemos dos desafios da profissão contábil – atualização constante com a legislação, o governo exigindo uma “expertise” cada vez maior, através das declarações acessórias em todos os níveis (federal, estadual, municipal).

 

 

contador-25abril

Porém, sabemos também que fazemos a diferença quando se trata de consistir dados relevantes para o empresário tomar decisões.

 

Em 2007 eu escrevi um artigo para o Jornal Biguaçu em Foco com o título “Seja Contador e Viva Emoções” e como ele ainda está atualíssimo, vou replicar aqui embaixo.

 

Feliz Dia do Profissional da Contabilidade!

Zenaide Carvalho

 

Seja Contador e Viva Emoções! (artigo de 2007)


“Você é uma vida maravilhosa, insubstituível.” (M.Taniguchi)

Nunca, em tempo algum anterior, a profissão contábil foi tão evidenciada quanto agora. Já explico: com as mudanças constantes na legislação tributária, o contador tem sido o principal parceiro das empresas para o entendimento e aplicação das leis.
Mas, porque ser um contador, ou contadora? Um contador é um consultor de empresa, em primeiro lugar. É da contabilidade que são tiradas as informações financeiras e econômicas sobre o patrimônio da entidade, seus bens, seus direitos e também das dívidas da entidade para atender aos empresários, acionistas, governo, bancos e fornecedores, entre outros interessados.

Além disso, hoje quase todo tipo de fiscalização às empresas passa antes pela entrega de declarações aos diversos órgãos fiscalizadores nos níveis federal, estadual e municipal. Quem se responsabiliza pela fidelidade dessas informações – e entrega aos diversos públicos, é o contador. E de posse das diversas informações sobre o patrimônio o empresário pode tomar decisões essenciais e vitais na empresa, como aplicar recursos, abrir filiais, comprar mais ou menos mercadorias outras.

O curso superior é o de Ciências Contábeis e hoje até já há em formato de educação à distância. Além do nível superior, alguns profissionais precisam ainda de cursos profissionalizantes nesta área – para aprender os aspectos práticos que a faculdade não fornece. Concluído o curso superior, o profissional deve se cadastrar no Conselho Regional de Contabilidade para começar a trabalhar como contador. Pode abrir um escritório particular ou trabalhar nos inúmeros escritórios contábeis existentes.

Também pode trabalhar em diversas empresas. As de porte médio ou grande são as que mantém contabilidade própria. A maioria terceiriza a área contábil. Um aspecto bastante relevante: o contador tem reserva de mercado, ou seja, somente um contabilista (contador ou técnico contábil) pode fazer os balanços das empresas, que são obrigatórios independentemente de seu porte.
Símbolo da profissão contábil

Quanto às habilidades para ser contador: ter raciocínio lógico, gostar de ler – devido às constantes mudanças da legislação, ser honesto, ter facilidade em utilizar uma calculadora e um computador, ser prático e organizado e principalmente, gostar de servir (esta habilidade serve para todas as profissões). Pode ser tímido e quanto mais idoso melhor: passa credibilidade. Não é idade que vai dizer se um contador é bom ou não e sim a sua capacidade de se atualizar. E vamos acabar com um mito: não precisa ser um gênio na matemática, basta saber as quatro operações básicas inicialmente. Depois pode evoluir e aprender matemática financeira.

Um contador também pode ser um perito contábil ou auditor, além de educador na área contábil, sempre tão carente de bons profissionais. Para quem acha que ser contador não vive emoções e que sempre faz a mesma coisa, ledo engano: com as mudanças constantes da legislação, quem parar de estudar hoje já estará atrasado amanhã. E haja raciocínio para entender todas as mudanças em tempo recorde de entender e aplicar. Há ainda os que se especializam em contabilidade pública – trabalhando em órgãos governamentais. Em concursos públicos é uma das matérias mais solicitadas quer seja em cargos de Auditores ou Fiscais, tão almejados pelos salários que beiram hoje aos doze mil reais (em 2007)!

Ser contador é sempre um desafio, seja buscando a melhor solução para o cliente ou identificando aspectos da legislação, que muda a todo instante.

Se você gosta de desafios, seja contador, e viva emoções!

Zenaide Carvalho
Contadora, óoooobvio!
(artigo escrito e publicado no Jornal Biguaçu em Foco em 19/07/2007)

Postado por Zenaide


Pesquisar no Blog

Junte-se a mais de 20.000 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis da área Previdenciária, Departamento Pessoal, RH, Fiscal, Contábil e Trabalhista.

logo-cinza-medio

          © 2016 · Todos os direitos reservados.

 

FALE CONOSCO: contato@nith.com.br - Tel (48) 3307-3021 - Whats (48) 99115-3303